26 de set de 2008

Troca tudo

Essa eu ainda não fiz, mas já estou confiante de que vá dar bons resultados. Serve para desenvolver a agilidade mental e a conversação em inglês de alunos mais avançados. Vi num vídeo do YouTube e já estou fazendo adaptações para usar com algumas classes.

Farei algumas fichas com lugares (aeroporto, restaurante, zoológico, etc). Depois vou sortear os alunos da classe com números de 1 a ..., dependendo do número de alunos, para determinar a ordem em que entrarão na brincadeira. Dois participam de cada vez e o restante da classe vai entrando à medida que os participantes são eliminados.

Começam os dois primeiros alunos, sorteio o lugar e peço à classe para decidir o que estarão fazendo. Por exemplo, no aeroporto, podem estar fazendo check in no balcão, ou chegando de uma viagem, etc. Decidido isso, os dois participantes têm que iniciar uma conversa, e em algum momento eu vou dizer "Change" e quem disse a última frase tem que mudar o final.

- I'm tired of waiting in this line... (change) I'm tired of waiting for my luggage... (change) I'm tired of standing here.

A conversa continua e a cada uma ou duas frases vou dizendo "change", até que um dos participantes erre ou não consiga continuar, substituo quem errou pelo próximo aluno, que continua a conversa de onde parou.

Imagino que daremos muitas risadas com esse jogo. Semana que vem conto como foi.

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10 de set de 2008

Personagem oculto

Ensinamos no livro 1 os adjetivos usados para descrever pessoas (tall, short, fat, etc), e quando termino essa lição faço o jogo do personagem oculto.

Divido a classe em duas equipes e escolho um aluno de uma das equipes. Levo-o fora da classe e peço que ele escolha um personagem conhecido, vivo ou morto, para interpretar.

Retorno com ele e os alunos têm que fazer perguntas a ele tipo: Are you tall? Are you blond? etc, cujas respostas só podem ser: Yes, I am ou então No, I'm not. Os alunos vão juntando as dicas e a partir da 6ª pergunta já podem arriscar, mas se errarem perdem a vez para fazer a pergunta.

Ganha um ponto o grupo que descobrir primeiro quem é o personagem oculto. Depois dessa aula os alunos costumam lidar bem melhor com esses adjetivos.

Aí escolho alguém do outro grupo para interpretar o personagem. Como é possível que eles combinem antes, nunca aceito o primeiro personagem que escolhem, sempre peço um segundo ou terceiro ou mesmo sugiro alguém.

(zailda coirano)

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