8 de jun. de 2009

Teoria do Evolucionismo (Darwin) - sugestão de dinâmica

A leitora Aline me pediu uma dinâmica para tornar sua aula sobre evolucionismo (teoria de Darwin) mais alegre, mas como não me enviou uma apostila sugiro uma dinâmica que poderá tornar sua aula engraçada e os alunos certamente não esquecerão mais esse assunto.

O que eu sugiro é que a leitora (ou outro professor de biologia que vá ensinar o assunto) faça um teste, como esses de revista, tipo "quem é você?" e coloque as características principais dos homens das cavernas que segundo Darwin fazem parte da cadeia evolutiva até chegar ao homem moderno. Passem esse teste para os alunos e peçam para que cada um deles escolha o tipo no qual mais se encaixa, mas sem colocar o nome do "homem", coloquem apenas as características principais tais como: prefere viver apenas com sua companheira, comunica-se pouco com os demais, é agressivo, etc...

Tenho certeza de que os professores de biologia conseguirão fazer essa adaptação. Caso algum professor de biologia puder me fazer a gentileza de enviar as principais características dos tipos de homens das cavernas, basta me enviar por email, eu crio um teste bem engraçado e posto o link aqui para baixar.

Assim que todos tiverem se "classificado", acho que uns 5 ou 10 minutos serão suficientes para isso, o professor pode perguntar a alguns alunos como se definiram. Digamos que ele diga que se classificou como o exemplo 2, aí o professor diz: você então é um homo ..... que viveu entre ..... e tanto.... A.C. Sua principal característica era... e aí vai explicando mais detalhadamente.

Prossiga assim até que todos os tipos tenham sido classificados. Caso algum não tenha sido escolhido, pergunte: o tipo 5, que ninguém escolheu, quem da classe vocês acham que se encaixaria nele? Leve tudo na brincadeira e com certeza os alunos irão se divertir enquanto aprendem.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...