26 de ago de 2009

Atividades preliminares

Atividades preliminares levam apenas alguns minutos e servem para colocar os alunos em estado de alerta (numa classe muito apática), acalmá-los (numa classe de alunos hiper-ativos) ou ainda despertar a vontade de aprender. No caso de idiomas, servem para "acordar" o idioma em seu cérebro, fazendo com que esqueçam o português temporariamente e ajustem suas mentes ao idioma que estão aprendendo.

O ideal seria começar cada aula com algum tipo de atividade mas nem sempre isso é possível, todos temos um cronograma a cumprir e o tempo nem sempre é suficiente, mas apesar de tomar alguns minutos de sua aula, as atividades devem sempre ser tentadas porque poupam muito tempo depois, que seria usado chamando a atenção de alunos, pedindo que parem de conversar, ou repetindo a mesma pergunta diversas vezes.

Eu nunca fiz a "chamada", limito-me a entrar na classe, dar uma olhada geral e perguntar: "alguém faltou?" Em classes maiores eu os contava mentalmente enquanto diziam "good morning", ou analisava se havia alguma carteira vazia para checar a informação. Simplesmente colocava a falta para o aluno faltoso e deixava para preencher o restante da caderneta no intervalo ou quando estivesse em casa. Dessa forma eu conseguia alguns minutos para alguma atividade.

Apesar de o blog ser destinado a brincadeiras e dinâmicas mais elaboradas e voltadas ao aprendizado ou fixação de algo que se queira, a partir de agora publicarei também essas "atividades preliminares" que muitas vezes resolvem problemas complicados de algumas classes.

Quando vou preparar minha aula, pergunto a mim mesma: que vou fazer para que estejam prontos para aprender isso? E aí crio alguma atividade rápida para introduzir o assunto ou mesmo para colocá-los em sintonia com o que vão aprender.

Por exemplo, se vou dar uma aula de conversação, faço alguma atividade em que precisam falar algumas frases ou palavras, assim a brincadeira funciona como uma espécie de aquecimento. Se terei uma aula explicativa, onde terão que ficar atentos ao que vou mostrar e ensinar, levo uma figura e faço uma brincadeira de adivinhação, assim desperto a curiosidade e a atenção deles.

Se é uma classe de alunos que conversam muito, faço uma atividade que os acalme, se são apáticos, uma atividade na qual se movimentem, pois faz a adrenalina subir e eles ficam mais "despertos".

De qualquer forma cada caso é um caso diferente, irei publicando aqui as atividades e cada um pode usar da forma que estão, adaptar ou mesmo podem servir de inspiração para que você crie suas atividades.

O importante é não fazer tudo sempre igual, despertar a curiosidade e o interesse deles levando sempre novidades e surpreendendo-os sempre. Com isso teremos um caminho bem menos pedregoso e o aprendizado deles se dará de forma mais rápida e agradável.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Atendimento aos leitores

Devido a problemas pessoais estive por algumas semanas afastada do blog, postando muito raramente. Felizmente tudo já voltou ao normal agora e volto com força total. Já estou atendendo às dezenas de pedidos de dinâmicas que fizeram, infelizmente alguns tinham prazos mas espero que ainda sejam úteis, se não para os leitores que os pediram mas para algum colega.

Peço que continuem fazendo os pedidos apenas pelo formulário, que me dá uma noção mais completa do tipo de atividade que devo usar, e caso não tenha nenhuma parecida terei que adaptar ou criar, portanto preciso de dados completos.

Os membros da Rede Coelho da Cartola podem pedir diretamente no fórum de lá, pois posso me comunicar diretamente com eles.

As dinâmicas "para ontem" infelizmente terão que esperar porque estou atendendo a todos por ordem de recebimento, como seria o justo, então seu pedido pode demorar alguns dias a mais que o previsto para ser atendido, não deixe para a véspera.

Conto com a compreensão de todos e espero que tenham paciência de aguardar a publicação de seus pedidos.

Um abraço a todos

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

What are they doing?

Esta brincadeira é boa para praticar o Present Continuous e é uma variação daquelas adivinhações de filmes que a gente fazia com filmes, quando criança.

Preparação:

Corte uma folha em vários pedacinhos, em cada um escreva um verbo que pretende praticar no present continuous. Dobre-os em 4 e coloque-os numa caixa.

Em turmas pequenas não é necessário dividir em grupos, basta escolher um aluno para fazer a mímica. Em turmas maiores, divida em 2 ou 3 grupos e escolha um aluno.

Brincadeira:

O aluno escolhido irá pegar um dos papéis, e depois de ver que verbo terá que representar terá alguns segundos para se preparar, depois disso deverá começar a fazer mímica para que os outros descubram o que está fazendo. Os alunos devem dizer:

- She / he is watching a movie. - por exemplo.

Devem usar a estrutura correta do verbo, o primeiro que acertar ganha um ponto e será o próximo a fazer a mímica. Se dividir a classe em grupos, ganha o grupo que somar mais pontos no final, contando os pontos de todos os seus elementos.

(Essa brincadeira foi pedida pelo leitor Antonio Bispo)

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

12 de ago de 2009

Gincana

Essa pode ser feita para dar uma relaxada e também aproveitar para recordar cores, verbos, etc. Divida a classe em dois grupos, cada grupo ficará em um canto da sala, um do lado direito e outro do lado esquerdo.

Em cima de sua mesa, deixe uma campainha, dessas que se usam em hotéis para chamar quando o empregado não está. Você fica na frente com sua lista e se for professor de inglês peça: "something wet", "something yellow", "used to write", "you write on it", etc. A cada objeto pedido, um dos membros do grupo deve correr e levar o objeto à sua mesa, se estiver correto, bater a campainha. Dê a ele uma fichinha. No final da gincana os grupos contam as fichas, ganha o grupo que tiver mais fichas. Se for professor de espanhol, deve pedir coisas como "algo mojado", "algo amarillo", "que se usa para escribir", etc. Sua imaginação e o vocabulário que eles conhecem e você pretende dar um "refresh" é que irão determinar o que você vai pedir na gincana.

Esse jogo pode ser feito em 15 ou 20 minutos finais da aula, é bem rápido, mas como eles têm que correr além de procurar as coisas, costumam ficar cansados e suados - hora de irem pra casa.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Dinâmica para o primeiro dia de aula

Essa dinâmica é interessante porque faz com que os alunos conversem e descubram coisas sobre os colegas, ao mesmo tempo em que promove movimentação, seus alunos não estarão apáticos e com sono depois dela.

Material necessário:

- 1 apito

- relógio

- lista de atividades

Divida os alunos em 2 ou 3 grupos, dependendo do número de alunos em classe. É interessante que os grupos tenham entre 7 e 10 elementos cada. Nomeie os grupos: azul, amarelo, verde. Peça a eles para fazer fila, cada grupo faz uma fila à sua frente.

Com sua lista em mãos, diga que têm 3 minutos para se organizarem em ordem crescente de idade. Ao final dos 3 minutos apite. Depois do apito os alunos não podem mais trocar de lugar. Verifique o grupo que está mais certo, inclusive por meses (11 anos e 2 meses, 11 anos e 3 meses, etc). Depois diga que têm 3 minutos para se organizarem por ordem alfabética de primeiro nome. Você pode adicionar vários ítens à sua lista. Quem tem mais irmãos, do mais alto ao mais baixo, ordem alfabética inversa de sobrenome... sua imaginação é o limite. Ganha o grupo que cumprir mais tarefas sem errar, ou o que errar menos.

É importante afastar as carteiras para essa brincadeira, e assim evitar que se machuquem. Permita que baguncem à vontade enquanto se organizam. Dependendo da idade e conhecimento de seus alunos você poderá incluir várias tarefas (mês de nascimento, número de irmãos, mais vogais no nome, etc.). Se você é professor de idiomas também pode fazer essa brincadeira, basta substituir os comandos de português para o seu idioma: en orden de meses de nacimiento, number of brothers and sisters, etc...

Quando faço essa brincadeira meus alunos se divertem muito - e eu também.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

3 de ago de 2009

Jogo de baralho para praticar a matéria


Já pensou em promover uma "jogatina" em sala de aula? Você deve estar pensando que eu fiquei maluca e que certamente você seria expulso da escola, não é mesmo?

Mas não tem que ser assim. Até jogando baralho seus alunos podem aprender um pouco mais. Explico: preparei duas folhas com as cartas do baralho, na frente de cada carta você coloca a pergunta que você quiser. O jogo está em word 2003, então você poderá modificar à vontade.

Assim que tiver preenchido com as perguntas que quer que seus alunos respondam, basta imprimir uma cópia e levar as 2 páginas juntamente com um baralho completo (sem os coringas) para a sala de aula.

Embaralhe-as e coloque num monte, com a frente das cartas virada para baixo. Em sua vez, cada aluno tira uma carta e responde à pergunta correspondente. Se responder certo, fica com a carta que tirou; se errar devolve a carta ao monte, colocando-a embaixo de todas.

Quando todas as cartas acabarem, ou seja, quando todas as perguntas tiverem sido respondidas corretamente, ganha quem tiver mais pontos. Os azes são as cartas mais valiosas, portanto coloque as perguntas mais difíceis. Na hora de contar os pontos cada um vale 1,5. Logo depois vêm as cartas com figuras, que também não devem ter perguntas fáceis porque valem 1 ponto cada uma. Depois de 2 a 10 as cartas valem 0,5 cada.

Você pode modificar esse valor se quiser colocar mais perguntas difíceis, pode colocar as cartas acima de 7 valendo também um ponto, por exemplo. Tudo depende do tipo de matéria que está sendo praticada.

Para fazer o download, clique abaixo:

Photobucket

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...