20 de nov de 2009

Pedidos de dinâmicas


Esse semestre foi uma correria só, como devem estar sabendo foi decretada uma prorrogação da volta às aulas no início do mês de agosto no estado de São Paulo, para a prevenção de uma possível disseminação da gripe H1N1, com o retorno à escola dos alunos que haviam passado algumas semanas de férias em locais possivelmente considerados "de risco", onde a taxa de contaminação era bem mais alta que aqui.

Trocando em miúdos, foi uma constante adaptação dos livros para dar tempo de terminar o semestre sem prejuízo para o aprendizado dos alunos, de forma que tive bem pouco tempo para atualizar o blog, como devem ter notado os leitores mais assíduos.

É uma pena porque gosto de cumprir o que prometo e durante esse período foi praticamente impossível atender às dezenas de pedidos que recebi. Mas como nada é eterno nesse mundo, o ano letivo vai chegando ao fim (Ufa!) e assim terei tempo para (entre outras coisas) publicar as dezenas de dinâmicas e jogos que acumulei à minha "coleção" durante esse período.

Também já é hora de atualizar o desenho do blog, reconheço que está difícil encontrar o que se procura e à medida em que as postagens vão aumentando faz-se necessária uma nova configuração para facilitar a navegação dos leitores. Sei que professor tem pouco tempo disponível e nada mais justo do que abreviar então essa busca. De nada adianta ter o material se ele não está em local de fácil acesso, certo? Então essa é mais uma promessa para o início de dezembro.

No formulário aí do lado, sinta-se à vontade para sugerir dinâmicas e jogos, sempre que possível, também aceito as reclamações (que fazem parte de qualquer trabalho) ou outras sugestões. Talvez eu coloque um local apropriado para "reclamações e sugestões" até o final do ano para facilitar o contato com os leitores.

Tenho ficado pouco tempo online (isso também deve mudar) e portanto está difícil "me pegar" por aqui, mas a partir de janeiro vou modificar os horários do "plantão online" e sempre que for necessário terei um horário definido para o contato com os leitores. Na rede do blog há inclusive um programa de bate-papo, vou conciliar os horários para estar mais vezes por lá também.

À medida que o blog cresce é necessária uma "profissionalização" por aqui. Esse blog nasceu mais ou menos como um lazer, já que era um assunto que eu via muito "deixado de lado" e que sempre considerei importante. Aprende-se com diversão também. A aceitação foi tão boa que em pouco tempo o blog "bombou", tornando-se um dos meus principais blogs.

Caso você esteja realmente a fim de participar, entre para a rede e também para a comunidade do Orkut, e se possível siga também no twitter, os projetos para 2010 também incluem twittadas a cada postagem por aqui e nos outros blogs, então essa será uma forma de manter-se em dia com o que está acontecendo.

Bem, de volta às revisões antes das provas finais...
assinatura


Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

18 de nov de 2009

Como repetir frases longas

Essa nem é bem uma dinâmica, é apenas uma forma de facilitar quando os alunos têm que repetir uma frase muito longa, com muitas palavras novas. A dica nem é minha, é da professora Helenice, e já coloquei em prática e vi que funciona.

Alunos iniciantes (principalmente os adultos) costumam "travar" quando precisam dizer uma frase muito grande, então precisam de ajuda para memorizar as partes todas, senão esquecem e aí não sai mesmo. Há uma lição logo no início em que em determinado momento os alunos precisam repetir (depois de praticar palavra por palavra, claro) a frase:

- I'm not really interested in that neighborhood.

Eles se assustam! Então, como estão em círculo (pode colocar os seus também) cada um diz uma palavra da frase, e mais o que já foi falado, até que saia a frase toda. Veja o "esqueminha" abaixo:

#1 - I'm...
#2 - I'm not...
#3 - I'm not really...

E segue por aí. Esse esquema é útil não só para frases longas, mas também serve para memorizar versos (kids) ou até letras de música.

assinatura



Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...