10 de jun. de 2010

Usando falsos cognatos (falsos amigos) - espanhol

Essa ideia foi sugerida pela colega professora de espanhol da escola onde trabalho. Muitos alunos pensam que espanhol é igual português, então no primeiro dia de aula dizemos a eles:

- Você já têm uma noção de espanhol?

Alguns dizem que entendem bem, mas não falam.

- Ótimo, então vamos testar o conhecimento de espanhol de vocês. Para facilitar vamos dividir a classe em dois grupos e promover uma disputa. O grupo que acertar mais palavras ganha um prêmio.

Entregamos então uma folha para cada grupo. Damos a eles alguns minutos (dependendo do tanto de palavras em cada folha e depois conferimos. O grupo que acertar mais, ganha um brinde (que pode ser um bis para cada um, para os perdedores uma balinha de hortelã estará ótimo).

A lista é mais ou menos assim (você pode usar outros falsos cognatos, se preferir, ou se eles farão parte de seu curso):

taller
a) oficina
b) talher
c) peça de roupa feminina, semelhante ao terno
oficina
a) oficina
b) escritório
c) escrivaninha
escritorio
a) escritório
b) oficina
c) escrivaninha
cubierto
a) coberta
b) área coberta no exterior da casa
c) conjunto de talheres
manta
a) manta
b) mantilha
c) cobertor
pimpollo
a) criança
b) botão de flor
c) ursinho de pelúcia
oso
a) orla
b) urso
c) osso
alumno
a) aluno
b) alumínio
c) brilhante como alumínio
todavía
a) todavia
b) ainda
c) todas as vias
a menudo
a) em forma de menino
b) da banda menudo
c) frequentemente
crianza
a) crença
b) criação
c) criança
despacio
a) espaço
b) rápido
c) devagar
calzada
a) com sapatos
b) calçada
c) parte asfaltada da rua

As respostas:

taller - oficina
oficina - escritório
escritorio - escrivaninha
cubierto - conjunto de talheres
manta - cobertor
pimpollo - botão de rosa
oso - urso
alumno - aluno
todavía - ainda
a menudo - frequentemente
crianza - criação
despacio - devagar
calzada - (Espanha) parte asfaltada da rua

Incluí alumno (que não é um falso cognato) mas sempre que vou ensinar essa palavra, vários alunos acham que é "alumínio", então incluí "só para complicar".

Se precisar de mais algumas sugestões, estou às ordens, basta pedir por comentário ou pelo formulário de contato do blog.

assinatura
Gostou do blog? Recomende e volte sempre! Contato

9 de jun. de 2010

A função do baralho no jogo com baralhos

Alguns leitores me perguntam qual a função do baralho no jogo com cartas, já que as perguntas estão nas fichas. O baralho tem duas funções:

- dar um clima de "jogo", se fizéssemos as perguntas das cartelas simplesmente não teria tanta graça.

- como cada cartela corresponde a uma carta, à medida em que os alunos tiram as cartas respondem à pergunta correspondente. Se o aluno tira uma dama de paus, responde à pergunta que nas cartelas corresponde à dama de paus. Como as perguntas são diferentes e têm diferentes níveis de dificuldade, a "sorte" do aluno tirando esta ou aquela carta, e mais o conhecimento dele, é que irão determinar se irá ou não responder à pergunta corretamente, então além do conhecimento adiciona-se o fator "sorte", que irá despertar o interesse dos alunos.

Fazer perguntas para checar o conhecimento dos alunos é a nossa única intenção, mas adicionando-se as cartas eles permanecem interessados e empolgados até o final.
assinatura
Gostou do blog? Recomende e volte sempre! Contato

Problemas de matemática

Com os "famosos" problemas de matemática os alunos têm um "problema" a mais: além da dificuldade de resolver o problema matemático, eles precisam entender o enunciado. Quando mais "familiar" for o enunciado, mais fácil entender.

A proposta é que ao preparar os problemas, coloque nomes de pessoas que eles conheçam: a servente da escola, a professora de geografia, a diretora da escola. Tente criar situações engraçadas ou use situações reais para fazer seu enunciado.

Dei aulas para uma turma de adultos na segunda série do primeiro grau, e ao preparar os enunciados eu sempre usava o que ouvia "por acaso" nas conversas durante os intervalos ou mesmo enquanto faziam algum trabalho em grupo e eu ficava passeando entre as carteiras.

Eu sabia que uma das alunas tinha uma mãe muito brava e sempre a colocava de castigo. Um dos problemas era mais ou menos assim:

Dona Adélia (mãe da aluna) deixou Alice (aluna) de castigo porque a encontrou assitindo TV na hora de fazer a tarefa de matemática. Ela a colocou de castigo por 30 dias sem TV e sem sair de casa à noite. Alice ficou desesperada. Ficou de castigo por 18 dias mas depois não suportou mais e pediu ao pai que fizesse alguma coisa. O pai dela conversou com a esposa que concordou em liberá-la, mas teria que ficar ainda mais 3 dias.

Quantos dias ela ficou de castigo?
Quantos dias foram perdoados do castigo?
Se Dona Adélia pegasse Alice vendo TV na hora da tarefa de matemática e desse mais 30 dias de castigo, anulando o perdão, quantos dias mais ela ficaria de castigo?

Pedi à um aluno que lesse o enunciado e foram só gargalhadas. A aluna sentiu-se muito valorizada e todos conseguiram entender o enunciado e fazer as contas direitinho.

assinatura
Gostou do blog? Recomende e volte sempre! Contato

Entrevista para alunos de nível avançado

A leitora Luciana quer saber se a dinâmica Entrevista também pode ser usada com alunos de nível avançado. Sim, a mesma pode ser usada em todos os níveis, apenas para alunos iniciantes ou de nível básico usamos o velho e bom português, para alunos de nível intermediário ou avançado as fichas, entrevista e toda a brincadeira serão feitos em inglês, dentro do vocabulário e gramática que conhecem. Podemos inclusive usar a entrevista para fazer uma revisão básica do vocabulário do livro anterior.

A dinâmica também pode ser usada com alunos de espanhol, naturalmente passaremos tudo para o espanhol, respeitando o nível de aprendizado de cada classe.

assinatura
Gostou do blog? Recomende e volte sempre! Contato

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...