8 de fev de 2011

Tutoriais em vídeo

gmailConforme o prometido, algumas postagens do blog – as mais acessadas ou comentadas – terão uma versão em vídeo, e as que eu postar daqui para a frente já serão publicadas com o vídeo correspondente.

Já estou começando essa incursão na “era visual” publicando alguns tutoriais em vídeo, o primeiro é um tutorial para o Gmail, ensinando uma forma prática de organizar seus emails se você pertence a algum “Grupo Google”.

Como esse blog não trata de “tutoriais para Gmail”, vou postar apenas o link do canal do YouTube onde publicarei os tutoriais, caso possa interessar:

http://www.youtube.com/user/zailda1957

Esse vídeo foi apenas o primeiro, para testar as possibilidades. Já baixei outro programa com definição melhor de imagem.

E aguarde para breve as dinâmicas convertidas!

aa_zailda

Pedidos de Dinâmicas

email_etiquetaHá algum tempo eu coloquei o “formulário de pedido de dinâmicas”, pensando em ajudar a todos. A ideia era que – como não dá para publicar todas as dinâmicas de uma vez – se alguém me pedisse uma dinâmica que eu tenho, eu a publicaria antes das outras, já que para alguém ela era necessária.

Mas o que tenho notado é que – vendo o formulário disponível no blog – algumas pessoas não se dão ao trabalho de procurar, de ler. É claro que dá trabalho procurar entre 100 dinâmicas, mas para isso eu coloquei ao lado as mais acessadas, as mais comentadas, as mais recentes. Também coloquei os links para determinados assuntos (categorias). Além disso há uma caixinha de busca no site, dá para procurar por palavras ou grupo de palavras, como no Google.

E além disso dá para adaptar as ideias. Uma dinâmica com bexigas dá para fazer com outro material para os adultos; uma de inglês dá para usar com matéria de geografia. Eu publico de inglês e espanhol porque são essas as matérias que ensino, mas eu não inventei a roda, todas são adaptações de brincadeiras que deram certo, com o tempo fui mudando algumas coisas, adaptando e hoje tenho quase 300 dinâmicas no meu modesto acervo.

Infelizmente tenho passado tanto tempo atendendo a pedidos por email (que só favorecem quem os recebe) que não tenho tido tempo de publicar mais no blog (que favorece a todos os leitores). Então vou dar prioridade ao blog – claro! Os leitores que se dão ao trabalho de me visitar para ver se há novidades (e que infelizmente estão se decepcionando) terão prioridade daqui para a frente.

Entendam, eu não sou uma “máquina de fazer dinâmicas”. Quando tenho um problema específico eu boto a cabeça pra pensar para inventar ou adaptar alguma brincadeira e assim conseguir a resposta que eu quero ou preciso, e depois compartilho aqui. Eu não gostaria de virar um mero carteiro, despachando dinâmicas por email – principalmente porque eu tenho um blog para esse fim.

Então vou retirar o formulário do blog, porque entendo que está havendo “mau uso” – naqueles casos em que a dinâmica já está no blog e me enviam um pedido por email, por exemplo. Para que eu possa ajudar a todos preciso também de um pouco de colaboração. Eu já organizei o blog para que fique mais fácil acessar as dinâmicas, porque são muitas. Para usar o material que disponibilizei aqui basta ter um pouco de boa vontade e paciência para procurar. Não acho justo que ele seja ignorado só porque algumas pessoas não querem “perder tempo” procurando. Se elas não podem “perder tempo” procurando, eu também não vou mais “perder tempo” atendendo ou respondendo a esses pedidos. O que já está no blog dá para usar por algum tempo, e se eu puder trabalhar, garanto que muito mais será publicado nos próximos meses.

Estou preparando algumas dinâmicas em vídeo (porque ficará muito mais fácil de ser entendido e também de se visualizar o efeito), em breve estarão à disposição aqui no blog e no canal do YouTube, cujo link disponibilizarei aqui assim que os primeiros vídeos ficarem prontos, ainda estão “no forno”.

Conto com a compreensão de todos.

assinatura coração

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...