26 de jan. de 2009

Questionário para professores

Adicionei hoje um questionário para conhecer melhor os professores que frequentam o blog e saber o que procuram aqui.

Respondendo o questionário com seu nome e email corretos eu posso responder às suas dúvidas e também ajudá-los a encontrar aquilo que procuram. A 'troca de figurinhas' é uma forma excelente de crescer em nossa profissão e tanto os pedidos de ajuda quanto as sugestões serão levados em consideração e respondidos sempre que possível.

Responda o questionário no rodapé do blog e ajude-me a melhorar, trazendo o que vocês procuram, certo? Obrigada a todos os que participarem!

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Passinho pra frente

Essa brincadeira é outra maneira de trabalhar os adjetivos usados para descrever pessoas, o verbo 'to be' e o verbo 'to have'. Ideal para se trabalhar com crianças e adolescentes, bom para um dia em que já estão todos cansados e quase dormindo em cima das carteiras.

Prepare papéis com adjetivos ou coisas que as pessoas possam ter, mande todos ficarem em pé no fundo da sala. Aí devem dar um passo a frente todos os que se enquadrem no que vai dizer.

Por exemplo: Go ahead who...
has a dog
has blue eyes
is tall
is twelve years old

E assim por diante, até que sobre apenas um aluno. Peça então a outro aluno que explique porque ele ficou na final. O aluno deve dizer: s/he's is the winner because s/he' tall, has a dog, has blue eyes, etc....

Na verdade o prêmio vai para quem conseguir explicar direitinho sem erros porque o aluno está ali. Para o aluno que se encaixou no perfil você pode dar um prêmio de consolação ou apenas uma lembrancinha, já que ele não fez nada para estar ali e o merecedor do prêmio é quem conseguir explicar certinho o perfil dele.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

20 de jan. de 2009

Qual é a música

A TV pode nos dar muitas sugestões de como fazer brincadeiras com nossos alunos. O programa 'qual é a música' fez muito sucesso na TV e pode fazer também na sua sala de aula.

Se você é professor de inglês ou espanhol, seus alunos sempre devem pedir que ensine músicas, os meus também. Eu ensino, mas de um jeito particular que vou mostrar mais adiante. Quando chega o final do ano ou do semestre, se você gosta de música, deve ter ensinado umas 4 ou 5 - ou até mais, dependendo do caso. Pelo menos uma vez por mês eu ensino uma música, então no final do semestre já ensinei mais ou menos essa média.

Um pouco antes das provas, para dar uma folga aos alunos e também para dar um tempo para que eles façam as atividades antes da prova, reservo meia hora de uma aula para fazer essa brincadeira.

Como sempre guardo umas cópias da letra das músicas que ensino (se você não guarda é só imprimir uma cópia), eu corto em partes com 3 ou 4 linhas cada todas as músicas que ensinei, o que dá um monte de tiras de papel. Divido a classe em grupos e coloco as tiras com as partes das letras das músicas cortadas em uma sacolinha e peço a um aluno que pegue uma tira.

Ele tem que cantar a parte que pegou (pode ser ajudado por seu grupo) e o grupo contrário tem que dizer o título da música. Depois que vários alunos dos 2 grupos já fizeram isso eu começo a segunda parte da brincadeira, escolho um grupo e retiro uma tira, canto uma parte da letra e o grupo tem que completar.

Quem erra perde um ponto, quem acerta ganha dois. No final vejo o grupo ganhador e distribuo bombons ou outra coisa qualquer. Para o grupo perdedor dou uma bala para cada um porque acho chato não dar nada, então dou um 'prêmio de consolação'.

É legal fazer isso com músicas que você tenha ensinado, assim todos sabem a letra. Você pode combinar com eles que dêem antes uma lida nas letras ou que ouçam a música porque você vai fazer essa brincadeira com eles, assim eles se preparam antes e a brincadeira rende mais.

No meu caso, que faço um blog para cada classe, sempre que ensino uma música coloco-a no blog para que possam recordar e ouvir quando quiserem, mas se você não tem um blog para seus alunos pode procurar o clip no YouTube e enviar o link por email para seus alunos.

Caso queira criar um blog para postar coisas para os alunos, consulte o blog Professor.net e ponha mãos à obra!


assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

13 de jan. de 2009

O porco


Esse jogo é interessante para ensinar as partes do corpo e também para divertir os alunos. Não gasta muito tempo, portanto você não terá problemas se estiver um pouco atrasado.

Faça um cartaz parecido com essa figura, não precisa colocar todas essas partes aí, coloque apenas as que você já ensinou, no mesmo número de alunos que participarão da brincadeira. O jogo também pode ser feito em português ou espanhol.

Coloque o cartaz na parede e diga aos alunos que você matou um porco e está vendendo as partes. Peça a cada um que escolha a parte que quer comprar. Entregue a cada um deles um 'recibo', um papelzinho com o nome da parte que compraram para não esquecerem.

Passe então à segunda parte da brincadeira, explique que você vai fazer perguntas e eles só podem responder com a parte que compraram, acrescentando preposições.

Prepare perguntas que fiquem engraçadas, tais como: 'onde você guarda seus livros' e pergunte ao aluno que escolheu 'nariz', por exemplo. Os alunos dão muita risada com esse jogo. Uma vez perguntei a uma aluna 'what do you use to write a letter?' e a classe chorou de rir quando ela disse 'the tail'.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...