Preparação
Faça fichas com as perguntas que irá fazer, eu uso uma folha de A4 cortada em 4 pedaços iguais. Você pode fazer à mão mesmo, uma vez que só você irá ler. Faça tantas perguntas quantas julgar necessário, com bastante perguntas o jogo fica mais interessante. Eu costumo fazer muitas perguntas, pelo menos 3 vezes o número de alunos, mas isso depende da extenção da matéria que vai rever.
Classifique as perguntas por grupos: fácil, médio, difícil e muito difícil. Adicione sempre algumas perguntas dos 4 níveis ao jogo para que os alunos contem também com o fator sorte. Depois de separadas por nível de dificuldade, para cada pergunta fácil faça uma fichinha em cartolina, pode ser do tamanho de uma caixa de fósforos, e com pincel atômico anote em cada uma o valor $10,00. Para cada pergunta média faça uma fichinha com valor $20,00. Faça uma ficha com valor $50,00 para cada pergunta difícil e de $100,00 para as muito difíceis. Marque na ficha maior de perguntas o seu respectivo valor.
Pegue papeizinhos bem pequenos e numere de um até o número de seus alunos. Dobre-os em 4.
Deixe as fichinhas separadas por valor e presas por um clipes. As perguntas que você fez em 1/4 de A4 você deve embaralhar. Os papeizinhos dobrados em 4 você pode colocar em um saquinho.
Execução
Coloque as carteiras em círculo, retire 3 carteiras e coloque na frente da classe, com a frente virada para os outros alunos. Você será o host, que fará as perguntas. Vá passando pelos alunos e numerando-os, apontando com o dedo. Diga que devem se lembrar de seus números.
Os papeizinhos que você numerou de 1 a (número de seus alunos) e que dobrou em 4 servirão para sortear a ordem em que eles participarão da brincadeira. Se achar melhor não atribuir números a seus alunos, você pode simplesmente usar seus números de chamada. Retire 3 papeizinhos, que serão os primeiros a participar. Os 3 alunos com os números correspondentes aos sorteados sentam-se nas carteiras que estão na frente da classe.
Faça a primeira pergunta, mas antes diga: 'essa pergunta vale... reais (o valor que você atribuiu pela dificuldade). O aluno que souber a resposta deve levantar a mão, quem levantar a mão primeiro responde. Se você quiser pode levar uma campainha, quem tocar primeiro responde. Se a resposta estiver correta, entregue uma ficha com o valor correspondente ao aluno que acertou. Se ele errar, marque seu nome na lousa e marque - (o valor da pergunta). Se ninguém levantar a mão, todos perdem 10,00.
Faça 5 perguntas para cada grupo de 3 alunos. Esse número poderá variar de acordo com o número de alunos e o número de perguntas. O ideal é que haja um número 3 vezes maior de perguntas que alunos. Lembre-se que é uma revisão, portanto pode ser demorada. Quando um aluno acerta, os que estão no círculo assistindo devem bater palmas mas não podem jamais interferir nas respostas.
Terminando o primeiro set de perguntas (5 ou o número determinado por você) sorteie os próximos 3 alunos que participarão. Vá fazendo isso até que terminem todas as perguntas.
Final
Cada aluno deve contar quanto tem em 'dinheiro'. Os alunos que erraram devem 'pagar' o que estão devendo (que você anotou na lousa). Ganha o jogo quem tiver mais dinheiro, e você deve dar um prêmio ao ganhador, que não precisa ser algo de muito valor. Ou pode também optar por trocar cada 10,00 reais por 1 bala, por exemplo.
Durante o jogo aja como se estivesse na TV, anime-os. faça suspense, incentive os alunos a torcerem, crie um clima de competição saudável. Os alunos geralmente adoram essa brincadeira e nem notam que estão estudando.
Oi,
ResponderExcluirTudo bem, eu estou estudando Letras - Inglês na UNEB e começo meu estágio na próxima semana, e encontrei o seu site no google, adorei a sugestão do Game show (04/02/2009), vou usar com meus alunos e visitar sempre o seu site em busca de idéias. É a primeira vez que vou dar aula e to um pouco anciosa, preocupada com domínio de classe, com as atividades e tal.Tenho certeza que seu blog vai ser muito útil. Se tiver alguma coisa interessante e se possível, manda pro meu e-mail por favor, jana_azevedo19@hotmail.com. Obrigada.
Hello!haw are you? amei de mais este game show, sou educadora da lingua inglesa, portuguesa... e estava um pouco preocupada com o desenvolvimento dos meus educandos e agora encontrei a solução, tenho certeza que será um sucesso. thanks you.
ResponderExcluirOi gostei da brincadeira vc teria algo mais para a disciplina de Física, pois leciono nas 3 séries.Obrigada dimasmedeiros@hotmail.com
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirSou aluna da UNEB e estou estagiando essa dinâmica foi fundamental para a aula que estou preparando.
Olá!!! eu estou estudando Letras,começo meu estágio na semana que virá, e encontrei o seu site no google, gostei da sugestão do Game show (02/04/2012), vou usar com meus alunos e visitar sempre o seu site em busca de idéias. É a primeira vez que vou dar aula e estou anciosa, preocupada com domínio de classe, com as atividades .Tenho certeza que seu blog vai ser muito útil. Se tiver alguma coisa interessante e se possível, manda pro meu e-mail por favor, elzita_carvalho@hotmail.com.
ResponderExcluirObrigada
Oi! Parabéns pela brilhante ideia que favorecerá muitas aulas agradáveis, vou praticá-la. Se tiver outras sugestões por favor envie para meu email: valdenice-sou@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada