Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas e que tenham aprendido no ano anterior se for professor de inglês ou espanhol, ou qualquer objeto se for fazer o jogo em português. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos + 1, que você usará.
Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga, em português, inglês ou espanhol, conforme o caso:
- Eu sou Fulano e sou um(a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.
Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você na língua do jogo:
- Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.
Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:
- (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.
Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou .... e sou um(a) ...
Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles, o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.
Menina esse seu blog mim salvou,e creio que minha amiga tb suas dinamicas são otimas nos vamos ensinar 4º serie e eu tb vou ensinar uma eja. Muito obrigada dianamdantas2@hotmais.com beijos
ResponderExcluirFico contente por ter ajudado! Obrigada pela visita e volte sempre, toda semana posto novas brincadeiras, jogos e dinâmicas aqui.
ResponderExcluirAbração.
Olá, estava procurando na net alguma dinâmica interessante pra utilizar em minha primeira aula, e agora to com um probleminha: qual das suas vou utilizar, já que são todas muito legais... Parabéns pelas dinâmicas!
ResponderExcluirJá está nos favoritos do meu blog.
Olá Geninho, aí depende do que você quer conseguir com a classe, e acho que vou deixá-lo mais confuso porque vou postar mais algumas!
ResponderExcluirAbraços
Agradeço por ter encontrado esse blog.Vou iniciar como professora de sala de leitura e estando a procura de dinamicas de motivação e apresentação me deparei cmo esse blog maravilhoso.Estou encantada...parabéns.
ResponderExcluirOlá eu sou Mári Regina e dou aula vo CCAA de Bagé,RS.
ResponderExcluirAdorei suas dinâmicas, estava procurando e muito obrigada por ter criado um site tão interessante e que ajuda muito em nossas aulas vou deixar o e-mail se vc me add ficarei honrada: mari3113regina@hotmail.com.
Agradecida pela imensa ajuda.
Nossa adorei seu blog! As suas dicas de dinamicas são ótimas, vou utilizar muitas das q encontrei por aqui. =D
ResponderExcluirmuito obrigada por compartilhar!!!
abraço!
Zailda, seu blog é maravilhoso!Bem que a companheira Ana me disse. Pena que eu com 36 aulas semanais, um bebê lindo de 1 ano e 9 meses, quase não tenho tempo de ver tanta coisa boa. Mas vou tentar aproveitar o máximo.Obrigada e um abraço!
ResponderExcluirSeu blog é simplesmente maravilhoso, adorei suas dicas de dinâmicas , vou utilizar muito, obrigada por ter criado um site que ajuda muito em nossas aulas .Parabéns
ResponderExcluirparabéns, seu blog é ótimo, salvou meu ano letivo.
ResponderExcluirMuito bom o blog, parabéns!
ResponderExcluirSerá que essa dinâmica funciona pra turma de alfabetização EJA? Queria umas dicas para isso.
Muito bom o blog, parabéns!
ResponderExcluirSerá que essa dinâmica funciona pra turma de alfabetização EJA? Queria umas dicas para isso.
mocinhaaaaa achei esse blog hoje to amando sou professora de inglês e tem altas dinamicas sobre.Parabéns por esse dom tão maravilhoso que Deus lhe deu
ResponderExcluircontinue firme e forte e compartilhe tudo que puder conosco rsrsr bjus obrigada
Oi... estava aqui desesperada procurando uma atividadde legal para meus alunos, pois hoje será o meu primeiro dia de aula (espanhol) e por sorte encontrei o seu blog!!! Amei, muito criativo e peço-lhe permissão para usar e abusar dele.... rsrsr.
ResponderExcluirAbraços!
Todos ja diseram tantas coisas lindas aqui mas eu não poderia falar diferente....amo demais seu blog Zailda!
ResponderExcluirNão sei se vc tem noçã de como ajuda nós professores!
Continue sempre assim!
Beijos....e muito obrigada!
Muito produtivo e interessante d+!!!
ResponderExcluirGostei bastante das dicas para incrementar minhas aulas de inglês.
Desde já agradeço!!!
Continue nessa direção, você está abrindo a visão de muitas pessoas, inclusive a minha.
Deus te abençoe!!
Adorei as dinâmicas, são muito úteis e valiosas para trocarmos experiências com os nossos alunos em sala de aula. obrigada por sua grande ajuda.
ResponderExcluirBeijos!!!
Olá Zailda.
ResponderExcluirSou professora de Ingles e sempre consulto seu site.Gosto de fazer coisas diferentes na sala de aula.Parabéns e peço a Deus que continue te abençoando.
/Bjs
acabo de ter uma luz com essa dinâmica pra minha aula de amanhã! Muito grato mesmo!!!
ResponderExcluirAbraço!
Excelentee, ameei a dica parabéens.! Me ajudou muito pq dou aula de ingles para crianças de 8 a 12 anos e nao sabia como poderia ensinar o verbo TO BE de uma forma divertida. Muito obrigada.
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog! Amei tudo nele!
ResponderExcluirParabéns, seu blog é muito bom. Só uma pergunta. Como fazer a dinâmina "Quem sou eu" em uma sala com 37 adolescentes (em média) e como decorar os nomes de 539 alunos? Obrigada.
ResponderExcluir