8 de jul. de 2009

I went to the supermarket and I bought...

Meus alunos de intermediário sempre pediam essa brincadeira. Você os coloca em um grande círculo e escolhe um aluno para começar.

Ele deve dizer: "I went to the supermarket and I bought..." "...a book." Aí o aluno seguinte deve repetir o início, mas completar: "... a book and a notebook." O seguinte deverá repetir todo o início e completar: "...a book, a notebook and a pencil."

Eles podem escolher o que compraram mas têm que repetir o que cada aluno antes deles "comprou", na sequência correta. Quem erra sai do círculo. Você pode continuar até terminar o tempo que tem disponível.

Uma variação da brincadeira para fixar não só vocabulário com também o Present Perfect é fazer com a frase "I've gone to the supermarket and I've bought..." A brincadeira é bem útil quando se termina ou se vai iniciar uma lição com bastante vocabulário, os alunos tendem a usar o que acabaram de aprender.

Uma boa idéia antes de dar a lição é também apresentar o vocabulário em forma de flashcards, pictionary ou imagens com exercícios e logo em seguida fazer a brincadeira, antes de iniciar a lição propriamente dita.

No caso de ter terminado uma lição com muito vocabulário, você pode sugerir aos alunos que o usem, ou criar uma regra que só se pode comprar as coisas que estão na última lição, ou no livro que estão aprendendo, por exemplo.

Para espanhol há a variante: Yo fui al supermercado y compré... ou no pretérito compuesto: He ido al supermercado y he comprado...

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Roupas e acessórios

Uma ótima idéia para ensinar roupas e acessórios é dar a eles uma lição sobre o assunto e depois promover um desfile de modas.

Todos devem participar, alguns alunos irão desfilar, outros serão os locutores que descreverão todas as roupas e acessórios e outros serão os jurados.

Ensaie com eles, ajude-os a preparar suas "falas". Os alunos devem trazer as roupas de casa, providencie lugar para que se arrumem, faça uma "passarela".

Forme 3 grupos, que devem ser de: 1) os que desfilarão com as roupas e acessórios; 2) os que irão descrevê-las; 3) os que irão julgá-las.

Depois de prontos os "modelos", permita que os grupos se organizem, para decidir a ordem em que entrarão e como o farão (grupo 1), preparem a narração olhando os modelos (grupo 2) e vejam como cada um está vestido (grupo 3).

Os alunos devem levar roupas e acessórios porque vencerá o que estiver melhor vestido e devidamente "empetecado". Oriente para que levem chapéus, broches, pulseiras, cachecóis, etc. Quem desfilar melhor será o vencedor, vale levar um prêmio (um animal de pelúcia, uma caixa de bombons) para o vencedor. Mas com certeza a diversão (e o aprendizado) estarão garantidos.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Números e dinheiro em inglês ou espanhol

Essa dá um pouco de trabalho, mas eu já fiz com algumas classes e o resultado é excelente!

Sobre sua mesa, monte uma verdadeira "barraca de camelô": leve artigos usados (livros de histórias, brinquedos, coisas de cozinha, artesanato, vale tudo. Assim que os alunos chegarem dê a cada um deles (ou sorteie, ou faça um jogo dando dinheiro de mentira) algumas notas de mentirinha, de dólares (inglês) ou de euros (espanhol).

Nos seus artigos à venda, coloque plaquinhas com os preços das quinquilharias, convide um dos alunos para fazer as vendas. Os alunos devem fazer todas as operações como se fosse mesmo uma barraca de camelô, um de cada vez, perguntando preços, pechinchando. Quando for iniciar a venda, oriente o "vendedor" para perguntar "do you have enough money?" ou "tienes dinero suficiente?".

Se forem mesmo artigos de que você quer dispor, os alunos podem inclusive ficar com eles.

Você também pode fazer essa brincadeira programada, ao final do semestre, se por acaso dá dinheirinho de mentira como prêmio nos jogos e brincadeiras durante o mês ou semestre. Pode avisá-los de que haverá o mercadinho, fair, auction, etc... no final do mês ou semestre.

Outra forma de fazer o mercadinho é pedir para cada criança trazer algo que não quer mais (avise os pais e peça autorização para não ter problemas depois). Oriente-os de que devem pedir permissão dos pais para trazer os objetos, que devem estar em bom estado e que não vão usar mais.

Podem ser revistas, CD's, livros, brinquedos, jogos, etc. Se cada aluno trouxer um artigo, você terá material para fazer um excelente mercadinho e se dirigir bem a brincadeira de forma organizada, eles aprenderão bastante sobre números e preços. Lembre-os de que todas as operações deverão ser feitas em inglês ou espanhol, ajude-os e incentive-os, com certeza terão ótimos momentos de diversão e aprendizado.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...