27 de jan. de 2009

Verdade ou mentira? - Dinâmica para o início das aulas

Excetuando-se as classes novas, todo ano eu começo com uma classe que já se conhece e eu tenho que conhecer a todos e tentar integrá-los ao máximo. Essa dinâmica mostra que nem sempre a gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.

Essa dinâmica é muito útil para mim porque quando dou as aulas de inglês ou espanhol procuro inserir o que estou ensinando à realidade do aluno. É importante saber do que eles gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.

Entrego um pedaço de papel a cada aluno e digo que terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como 'tenho olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como 'já fui ao Japão', por exemplo.

Peço a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso posterior quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolho um papel aleatoriamente e leio a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.

Anoto na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Vou lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.

No final todos já estão ansiosos e eu leio a frase e digo: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faço algumas perguntas sobre a frase à aluna. Vou fazendo isso até terminar e depois pergunto aos alunos o que acharam da brincadeira.

Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.

Eu já tive grandes surpresas com essa brincadeira, uma vez uma aluna escreveu 'já tive uma parada cardíaca' e todos achamos que a frase era falsa mas era verdadeira, depois pedi a ela que contasse como isso aconteceu. Outra aluna escreveu 'já viajei de avião 63 vezes' e também era verdadeira.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

40 comentários:

  1. gostei muito das sugestoes apresentadas.Espero visitar este blog mais vezes. Um abraço. Erika.

    ResponderExcluir
  2. Fabrícia, faço faculdade de Pedagogia e essa dinâmica me ajudou muito para uma aula que tinha que dá.Obrigada...
    fabriciadg@oi.com.br

    ResponderExcluir
  3. ótima suas dicas gostei muito, sou professor em San Jose na Costa Rica e seu blog me ajuda muito , "Gracias" :-p

    ResponderExcluir
  4. Ótima, fazia tempo que eu não participava ou encontrava na Net uma dinâmica assim, tão interessante... Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá gostei muito do blog !!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog, diversificado com dinãmicas, jogos entre outras sugestão. Acredito que está ajudando muitos professores assim como me ajudou bastante.
    Um cheiro e que Deus continue te iluminando.

    Denise

    ResponderExcluir
  7. Adorei essas dinâmicas para o primeiro dia de aula.Vou recomendar o blog para as minhas colegas "professoras",tenho certeza que elas vão amar.

    ResponderExcluir
  8. oi, gostei muito das sugestões, irei visitar mais seu blog, bjos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns,está sendo de grande importancia suas dinâmicas,tem ajudado bastante para uma aula mais interativa.

    ResponderExcluir
  10. Vou praticar essa dinamica no meu curso pedagógica( Normal ). Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Vou praticar essa dinamica no meu curso pedagógica( Normal ). Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, adorei a dinâmica verdade ou mentira.
    Vou ministrar em sala de aula, tenho certeza que será um sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Olá Zailda! Parabéns pelo seu blog! Gostei da dinâmica da Verdade ou mentira, mas não entendi se é para ler todas as frases do aluno escolhido e depois colocar o nome que a turma acha quem é, ou se é para ler 1ªfrase de todos e anotar o suspeito da turma e assim por diante? Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela iniciativa. É muito importante que nós professores tenhamos sugestões para dinamizar as nossas aulas, já que temos o tempo muito corrido e muitas vezes não temos tempo de correr atrás e selecionar....Sucesso e continue

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela dinâmica verdade ou mentira .Vou iniciar minhas aulas com ela . Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá Miryan!
    Todos os alunos me entregam o papel com o nome deles (que só eu vejo). Leio a primeira frase de um dos papéis e anoto na frente da frase de quem acham que é. Depois vou lendo todas as primeiras frases, não leio as 3 frases do mesmo aluno na sequência. Leio a primeira de todos, a segunda de todos... Depois que eu identifico de quem são as frases (no final) é que eu pergunto se é verdade ou mentira.

    Aguardem, em breve as dinâmicas estarão em vídeo no canal do YouTube.

    Um abraço

    Zailda Coirano

    ResponderExcluir
  17. Zailda
    Adorei seu blog! Obrigada por você compartilhar toto esse material conosco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Obrigada!! e parabéns pelo seu blog. Adorei a dinâmica "verdade ou mentira" Está tudo muito bem explicadinho. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Zailda curso biologia, e estou começando meu estágio no ensino médio, estava procurando dinâmicas p/ o primeiro dia d aula, quando eu assumir a turma, e achei seu blog, muito legal as dinâmicas, parabéns!
    voltarei sempre! bjs e sucesso p/ vc!
    Lucivani

    ResponderExcluir
  20. Olá Zailda, sou professora de História e estava desesperada procurando uma dinâmica para o primeiro dia de aula. Obrigada por sua colaboração. Adorei seu Blog.
    Sônia

    ResponderExcluir
  21. Olá, sou professora há quase um ano e meio, para dar uma mudada resolvi misturar dinâmicas com lições importantes os alunos gostaram bastante, só tenho a agradecer as suas dicas.
    Muito obrigada. Grata Marilene.

    ResponderExcluir
  22. A integração nas aulas de ingles e em qualquer aulo ao inicio do ano é muito importante.
    Vou aplicar todas as suas dicas nas minhas aulas e depois lhe conto.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  23. Já salvei nos preferidos. Não sou criativa para dinâmicas e gostei muito de encontrar aqui essas sugestões.

    ResponderExcluir
  24. UMA DINÂMICA TÃO SIMPLES, MAS MUITO INTERESSANTE. DEUS TE ABENÇOEI....

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...