13 de jan de 2010

Jogo para praticar o Past Simple


Material: algumas folhas de cartolina cortadas em pedaços no formato de uma folha A4 cortada ao meio; canetas coloridas. Escrever verbos (regulares e irregulares) em um tamanho que os alunos possam ler.

Preparação: colocar os alunos sentados em círculo (na carteira ou no chão mesmo).

Como jogar: coloque todos os pedaços de cartolina cortados na mesa, retire o primeiro e mostre à classe. Suponhamos que seja o verbo "to go". Diga então: "Yesterday I went shopping... Aponte o primeiro aluno, pegue o segundo cartão, suponhamos que seja "to buy". Ele deverá dizer: "Yesterday I went shopping and bought a ball...". Retire o próximo cartão, suponhamos que seja "to eat", o aluno na sequência deverá dizer: "I went shopping, bought a ball and ate a hamburger..."

O aluno que errar ou esquecer sai da roda, coloque todos os cartões de volta, embaralhe, retire um e recomece do aluno seguinte ao que errou. Vá jogando até sobrar apenas um aluno, ou acabarem os cartões, ou acabar o seu tempo.

Para a primeira rodada, para os alunos não terem muita dificuldade, coloque os verbos numa sequência lógica: ir, comprar, comer, beber, descansar, etc. Da segunda rodada em diante é cada um por si, já que você irá embaralhar as cartas.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

7 de jan de 2010

Volta às aulas

Já publiquei aqui uma variação dessa brincadeira, mas agora vai a brincadeira original. Pode ser usado por qualquer professor, de qualquer matéria. Para professores de inglês ou espanhol pode ser ainda mais interessante, para ser usado com alunos de nível intermediário ou avançado.

Leve uma caixa grande de papelão com vários objetos, quanto mais melhor. No primeiro dia de aula, diga aos alunos que eles terão que contar como foram suas férias em 3 minutos. Peça a um aluno para marcar o tempo e escolha alguém para começar. Explique que ao mostrar um objeto, o aluno terá que inserí-lo em sua história de forma lógica, dizendo o nome dele.

À medida em que o aluno vai contando sua história, você retira um objeto de dentro da caixa, mostrando-o ao aluno e toda a classe. O aluno tem que continuar sua história, colocando-o nela. Por exemplo, ele está dizendo que foi à praia, você mostra uma tesoura, o aluno diz: ...mas antes de ir à praia precisei de uma tesoura para cortar minhas unhas, que estavam muito grandes. E assim por diante.

Cada aluno irá falar por 3 minutos, mostre 3 ou 4 objetos para cada um. Quando todos tiverem contado suas férias (e eles irão se divertir muito com isso) você pede para a classe votar na história mais interessante, em quem se saiu melhor contando-a, etc.

Essa brincadeira é uma forma divertida de todos contarem sobre suas férias e também torna o clima alegre e daí por diante será mais fácil iniciar a aula propriamente dita.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...