4 de fev de 2010

Ignorado

Essa dinâmica serve para introduzir o tema "respeito" e também para prevenir casos de bullying. Se você acha que tem ou pode ter casos assim em classe, escolha um dia no meio da aula e peça a um aluno falante e popular que vá buscar alguma coisa na secretaria ou um copo dágua para você.

Assim que ele sair, combine com os outros de que deverão ignorá-lo solenemente assim que voltar. Devem fazer de conta que ele não está ali, não responder a nada do que falar ou perguntar. 

Conduza a aula por alguns minutos dessa maneira, até que ele sinta o que está acontecendo. Normalmente o aluno se fecha, emburrado ou pensativo. Nesse momento, revele a brincadeira.

Pergunte a ele como se sentiu, o que pensou. Faça tudo de forma alegre, rindo e brincando para não "pesar'. Depois que ele partilhar sua experiência com os demais, pergunte a ele se foi uma experiência boa sentir-se ignorado por alguns minutos. Depois indague como se sentiria se sua opinião sempre fosse ignorada, se sempre fosse dessa maneira.

Já fiz essa dinâmica em classes onde havia uma "panelinha dominante" que ignorava alguns alunos e a partir daí o comportamento deles mudou sensivelmente. Colocar-se no lugar do outro às vezes resolve.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

4 comentários:

  1. Esta ideia é realmente boa e pode dar bons resultados. Acho que vou experimentar numa das minhas turmas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Zailda, gostei muito dessa dinâmica e com certeza irei aplicá-la ainda este ano. Seu blog é muito interessante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Acessem o novo post do blog escola manassés: http://escolamanasses.blogspot.com/2011/02/quem-conta-um-conto-aumenta-um-ponto.html

    ResponderExcluir
  4. Adorei e irei utilizar nas aulas de SOE,pois trabalho com temas direcionados a Respeito.Parabéns pelo Blog.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...