30 de jul. de 2010

Vamos brincar de "stop"?


Quando eu era menina (nem tão menina assim, uns 14 anos mais ou menos) adorava brincar de “stop”. O jogo era mais ou menos assim:

1) Arrancávamos uma folha de caderno e desenhávamos colunas no sentido horizontal e vertical.
2) Decidíamos os tópicos do jogo (carro, filme, livro, país, capital, etc. e na última, total).
3) Na primeira fileira (sentido horizontal) escrevíamos os tópicos aprovados por todos.
4) Contávamos até 3 e cada um dos participantes mostrava os dedos (cada um decidia entre 0 e 5 dedos a serem mostrados).
5) Contávamos quantos dedos apareceram e depois víamos qual a letra correspondente (A é 1, B é 2 e assim por diante).
6) Começávamos a escrever na horizontal, embaixo de cada tópico algo com aquela letra. Por exemplo: se sorteássemos a letra F, carro poderia ser Fusca, filme poderia ser Frankenstein, livro poderia ser Frankenstein também, país França, capital Florianópolis. Quem terminasse de preencher todos os itens com a letra escolhida gritava “stop” e todos teriam que parar de escrever.
7) Aí conferíamos: carro (cada um dizia o carro que havia marcado); filme, livro, e assim por diante.
8) Se só uma pessoa tivesse escrito um determinado item, ganhava 10 pontos por ele; se mais de uma pessoa escrevesse o mesmo item cada um ganhava 5 pontos; se estivesse em branco ou o item não fosse aceito pelo grupo (se colocasse França como capital, por exemplo) a pontuação era igual a zero.
9) Cada um somava os pontos que havia conseguido e marcava sob “total”.
10) Jogávamos durante o recreio, intervalo ou aula vaga. Quando cansávamos, esgotávamos nosso repertório ou acabava-se o tempo que tínhamos, contávamos os pontos e quem fizesse mais pontos era o vencedor.

Agora como professora, imagino que os adolescentes também gostariam desse jogo e que poderíamos tirar partido disso para ensinar e praticar o que foi ensinado. Cada professor pode usar sua criatividade e adaptar o jogo aos seus interesses e de quebra vou publicar algumas sugestões aqui no blog, que podem ser usadas como estão, adaptadas ou simplesmente servir de inspiração para que cada professor crie seus próprios tópicos (o que quer praticar).

Como sou professora de inglês, vai a primeira sugestão com 7 tópicos para trabalhar vocabulário:
fruit, color, country, classroom, house (furniture or room), food, object

Naturalmente que as palavras têm que ser escritas em inglês e não pode haver erros de ortografia. Ao corrigir, cada aluno deve dizer a palavra com a pronúncia correta. A pontuação será a seguinte:

0 – sem fazer ou não aceito como correto
5 - o mesmo de outro colega
10 – único a escrever a palavra

Para valerem os pontos o aluno tem que dizer a palavra corretamente ou o item será anulado e a pontuação será 0.

Quando o primeiro aluno do grupo terminar (faça com grupos de 4 ou 5 crianças) deverá gritar “stop”. Se alguém continuar escrevendo, todos os itens que escreveu serão anulados e sua pontuação na rodada será igual a zero. O mesmo se alguém gritar “stop” sem ter preenchido todos os espaços.

No caso de ninguém consiga lembrar uma palavra para determinado tópico com a letra que foi escolhida o professor deve dizer “stop” e começar a correção.

Os ganhadores de cada grupo (caso haja muitos grupos) deverão disputar uma “negra” para haver apenas um campeão na classe. Recomendo que leve algum “mimo” para premiá-lo.

Dependendo do tempo disponível pode-se determinar o número de rodadas para o “primeiro turno” e a “negra” entre os vencedores de cada grupo.

Para facilitar fiz um alfabeto que disponibilizo aqui para download (caso queira fazer da mesma forma) e também a grid com os meus tópicos. Você pode imprimir um para cada aluno ou preparar o seu, usando o meu como exemplo.

Para fazer o download clique nos links abaixo:



Zailda Coirano
Gostou do blog? Recomende e volte sempre! Contato

2 comentários:

  1. As coisas mais simples são sempre as mais eficazes! Como foi, em nome de Deus, que eu não pensei nisso antes?!!!!
    Zailda, eu te amo!
    Janaina.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Também sou professora de Inglês e os meus alunos brincam de stop em português . Como eles não tem muito vocabulário, pois estão no sexto ano e começaram esse ano a aprender Inglês eu estava pensando em quais categorias , bem básicas poderia brincar com eles . Vou tentar algumas que vc sugeriu. Obrigada.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...