Dou lição de casa. - 22 votos (32%)
Mando escreverem sobre o assunto. - 9 votos (13%)
Mando estudar e na próxima aula dou prova. - 2 votos (2%)
Preparo uma dinâmica ou jogo. - 43 votos (63%)
Procuro uma música com o vocabulário ensinado. - 17 votos (25%)
Peço a um aluno para se preparar e explicar na próxima aula. - 8 votos (11%)
Portanto a maioria (mais da metade dos participantes - 63%) prepara dinâmicas e jogos, o que eu já comprovei na prática que é uma excelente forma de praticar, e também a favorita dos alunos.
Como nem sempre dá para fazer isso (ou só isso), em segundo lugar está a lição de casa, que é obrigatória na escola onde dou aulas, e para cada lição há uma tarefa que deve ser entregue no prazo máximo de uma semana, ou o aluno não poderá fazer a prova. Considero a tarefa um ponto fundamental na memorização e no aprendizado. O aluno necessita desse momento sem a assistência do professor e a interferência dos outros alunos para uma reflexão mais profunda a respeito da matéria e uma avaliação mais objetiva a respeito do que aprendeu e quanto aprendeu.
Logo em seguida vem a música, que os alunos também adoram. Infelizmente nem sempre encontramos uma música que trabalhe exatamente o que acabamos de ensinar, mas estou preparando um blog para catalogar músicas e os tópicos que podem ser trabalhados com elas. Ainda está em "fase experimental" mas em breve estará com bastante material e será mais uma fonte de pesquisa para os professores que têm "alunos musicais".
Eu também adoro dar música para meus alunos, mas não apenas para recreação, uma vez que acredito que tudo o que se faz em sala de aula deve ter um objetivo claro e específico. Podemos dar música ou filme (que esqueci de mencionar na pesquisa, mas que também são uma fonte maravilhosa e que os alunos costumam apreciar muito) e também está entre meus projetos para esse ano um blog com cenas de filmes já cortadas para trabalhar diversos assuntos de gramática e vocabulário. Ainda estou catalogando mas deve sair no segundo semestre, logo após as férias de julho.
Pedir uma dissertação sobre o assunto só é válido para alunos de segundo grau (vão precisar desenvolver o talento para escrever para fazerem a famosa redação do vestibular) e com certeza nos dará uma idéia bem clara sobre quanto aprenderam e também uma noção dos pontos que não foram bem absorvidos - e que poderão ser reforçados posteriormente.
Pedir que os alunos expliquem na próxima aula também é muito bom porque ensinando se aprende em dobro (nós professores sabemos disso) e um aluno terá sempre um vocabulário e uma forma de expressão bem mais próximos dos outros alunos que nós professores, por mais que nos coloquemos em seu lugar na hora de preparar nossa aula. Portanto esse método não deve ser esquecido.
Mandar estudar e dar prova na aula seguinte pode até ter seu valor, aprenderão sob pressão, mas não é um método que deva ser usado com muita frequencia porque estressa os alunos e sobrecarrega o professor, que fica com um monte de provas para corrigir.
Imagino que a forma perfeita de consolidar o aprendizado seria usar de cada um desses recursos de acordo com o estágio e faixa etária dos alunos e o tipo de matéria estudada. Inclusive acho que mesmo usando-se as formas "tradicionais" o jogo sempre poderia vir em um momento posterior, por mais simples e rápido que fosse. Eu tenho conseguido bons resultados com classes que precisam aprender grande volume de matéria, ou que tenham um livro com muita matéria considerada "difícil" utilizando uma forma mais tradicional de fixação logo após terminar a lição e uma ou duas semanas depois usando um jogo da memória, tabuleiro, dinâmica ou música.
Fica aqui a sugestão, e espero contar com a colaboração de todos nas próximas enquetes.
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