8 de mai. de 2009

Telling a story / Contando uma história

Eu uso essa brincadeira nas classes de inglês intermediário, para trabalhar a parte escrita ou oral, dependendo da forma como a brincadeira é conduzida.

Trabalhando a parte oral:

Explico aos alunos que terão que contar uma história baseados num determinado vocabulário que passo a eles. Se for muito extenso ou difícil, passo alguma atividade de fixação antes, em grupo para poupar tempo.

Em seguida, escolho um aluno que começa contando uma história. O importante é que ele tem que inserir pelo menos uma das palavras novas. Quando ele consegue inserir a palavra, aponto outro aluno, que continua de onde ele parou. O próximo aluno também tem que inserir uma palavra nova, diferente da que o outro usou. À medida em que vou chamando os alunos, vou riscando as palavras que já foram usadas.

A história vai ficando mais e mais engraçada, à medida em que vou apontando os alunos e ela vai se desenvolvendo. Damos muitas risadas e o vocabulário é usado até esgotar todas as palavras.

Trabalhando a escrita

Nesse caso, entrego a cada aluno uma lista do vocabulário com as definições e dou a eles 5 minutos para analisarem a lista. Depois coloco-os em círculo e dou uma folha em branco para cada um. Em 5 minutos cada um tem que escrever um parágrafo de uma história, usando pelo menos 3 das palavras novas.

Conto 5 minutos e todos passam a folha para o aluno que está à sua direita. Cada um tem que ler e continuar a história que está iniciada, usando em seu parágrafo outras 3 palavras da lista. Em mais 5 minutos peço para passarem ao aluno da direita novamente e a brincadeira prossegue, até terminarem as palavras da lista.

Aí eu peço que passem ao aluno da direita mais uma vez e corrijam a história que está em suas mãos. Depois passam mais uma vez ao aluno da direita e eu peço a alguns alunos que leiam a história que está em suas mãos.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

2 comentários:

  1. Gostei mtoooo!! Além de desenvolver a oralidade e a escrita, possibilita o entrosamento entre os alunos e produz autonomia durante o processo de criação do texto.

    LU MARIA

    ResponderExcluir
  2. Muito boooomm!! Sou professor de espanhol e também escrevo num blog.Acompanho este blog e o recomendo para os meus colegas pois a maioria das dinámicas usadas no inglés também servem para nossas aulas. Parabens!!

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...