4 de fev. de 2010

Entrevista

No primeiro dia de aula sempre procuro saber os dados pessoais dos alunos: o que fazem, o que gostam, o que não gostam. Em vez de passar uma ficha para que preencham seus dados, principalmente em classes de iniciantes onde ninguém se conhece, procuro fazer diferente.

Em primeiro lugar preparo uma fichinha bem bonitinha para ser preenchida com todos os dados do aluno: idade, telefone, email, esporte favorito, música, filme que mais gostou, livros que leu e gostou, se tem irmãos, nomes dos pais, etc. Incluo tudo o que gostaria de saber e que irã me ajudar na hora de preparar uma aula "customizada".

Logo no início da primeira aula, depois que me apresento e digo como será o semestre, regras, etc, digo a eles que eles irão entrevistar alguém. Dou a cada um uma ficha e digo que devem fazer aquelas perguntas a alguém até preencher todos os dados. Peço também que anotem o nome do aluno que entrevistaram.

Digo também que terão alguns minutos apenas (8, 10, conforme o número de alunos) e que poderão escolher quem querem entrevistar, mas que cada aluno só poderá ser entrevistado uma vez (se o que escolheram já foi entrevistado terão que escolher outro) e que todos devem ser entrevistados.

A classe fica numa bagunça total durante os minutos da entrevista, quando o tempo termina eu apito ou toco uma sineta. Voltam todos a seus lugares, então eu pergunto a um aluno quem ele entrevistou. Ele diz o nome do aluno e o aponta, então eu pergunto: como é o nome da mãe dele?

E vou assim, perguntando a cada um quem ele entrevistou e fazendo uma das perguntas. Quando eu tiver feito todas as perguntas (não sobre todos os alunos, uma pergunta sobre cada aluno) eu encerro e recolho as fichinhas, que ficam comigo o ano todo e vou acrescentando mais dados, à medida que vão sendo informados ou que sofrem mudanças.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

9 comentários:

  1. Ola, what's up amigos? :)
    I will be happy to get any help at the beginning.
    Thanks in advance and good luck! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá gostei muito da sua dica, pena que eu não a vi antes de entrar pela primeira vez nas minhas salas de aulas deste ano. No próximo ano com certeza farei nas minhas primeiras aulas. Gostei muito do seu blog, ele será muito útil para mim, professora de Inglês e Português. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Hello everyone! I do not know where to begin but hope this place will be useful for me.
    In first steps it is really good if someone supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
    Thanks in advance and good luck! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Zailda,

    It's me ! Do u also use this technique for those who are in TT ?

    Regards,
    Luciana

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso ... assim defino seu blog !
    É super lindo e criativo mesmo ;o)
    Parabéns pelo talento !!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Hi, as you can see this is my first post here.
    I will be happy to receive some assistance at the beginning.
    Thanks in advance and good luck! :)

    ResponderExcluir
  7. Sou prof de Ciências e amei suas dicas. Já vou passar para meus colegas também.Obrigada pela generosidade de compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o seu blog, estava a procura de dinâmicas e achei as mesmas aqui maravilhosas.

    ResponderExcluir
  9. gostei do seu cantinho e estou te seguindo !!

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...