19/03/2011

Jogo da memória–multiplique e conte (tabuada do 2)

tabuadaJogo de cartas para “casar” imagem e tabuada ou fazer jogo da memória. São 20 cartas com instruções de como preparar + o verso das cartas para o jogo da memória.

Quando usar

Se seus alunos estão aprendendo multiplicação ou se você quer uma forma divertida de praticar multiplicação e adição, tente esse jogo com eles.

Há duas formas de jogar: fazendo pares (casando tabuada e figura com o número correspondente de pétalas) ou jogo da memória. Nesse caso há uma folha com o verso das cartas para imprimir.

Como preparar

Imprima em papel encorpado, se quiser que tenha vida longa passe contact transparente antes de cortar as cartas. Se for usar jogo da memória imprima a quarta página quantas vezes forem necessárias e cole no verso – ou se for um papel grosso imprima no verso) e passe contact antes de cortar as cartas.

Como jogar

Jogo simples de pares: embaralhe as cartas e espalhe-as sobre a mesa, sorteie a ordem dos alunos (jogue com grupos de 3 ou 4 de cada vez ou divida a classe em grupos e cada vez um membro de cada grupo joga). Em sua vez o aluno deverá pegar uma carta e procurar o resultado correspondente (2 X 2= com flor de 4 pétalas). Se ganhar, fica com as duas cartas; se errar coloca as cartas de volta. Ganhando ou perdendo, é a vez do próximo jogador. Ganha quem tiver mais cartas quando todas acabarem.

Jogo da memória: Coloque as cartas misturadas e com o verso voltado para cima. Em sua vez cada aluno vira uma carta e depois tenta descobrir onde está a carta com o resultado correspondente, virando uma outra carta. Se acertar, pega as duas cartas e joga de novo; se errar vira novamente as cartas com a frente para baixo.

Os outros alunos tentarão memorizar o lugar de cada carta, portanto após jogar o aluno não pode mudá-las, deve virá-las mas deixá-las no mesmo lugar.

Como baixar

Para baixar o arquivo em pdf para imprimir clique no link abaixo. A figura foi usada apenas para ilustrar a postagem.

TABUADA 2 – CARTAS – DOWNLOAD

aa_zailda

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. Muito importante, principalmente para educadores. Visite o Blog Diniz K-9.
    http://dinizk9.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...