14 de dez. de 2008

Dominó




Aquele antigo joguinho de dominó pode servir para trabalhar vocabulário, de forma simples e divertida.

Preparação:

Escolha as palavras que deseja trabalhar e faça as peças de dominó, substituindo os números de 0 a 6 por elas. Suponhamos que você escolheu para o zero a palavra apple, por exemplo. Na metade das peças onde está o zero coloque uma imagem e na outra metade, a palavra escrita. O dominó que usei na foto para demonstração só tem figuras, o seu deve conter metade figuras e metade palavras, e você pode combinar numa mesma peça palavra de um lado, figura do outro, mas o importante é que para cada uma das 7 palavras contempladas no jogo haja metade escrita e metade em foto, para que eles associem a palavra com a figura. Depois de substituir os números por palavras e imagens, joga-se como o dominó normal.

Eu recomendo que você faça manualmente cada peça, correspondendo às peças normais de um dominó. Dá um pouco de trabalho mas você poderá usar muitas vezes, e pode refazer sempre que quiser trabalhar outras palavras. Faça com cartolina ou com papel cartão e em tamanho maior que as peças do dominó.

As crianças e pré-adolescentes adoram esse jogo, e você poderá criar verdadeiros campeonatos de dominó, trocando as palavras a cada fase. Se achar que demora muito, crie o hábito em seus alunos (ou sugira) jogarem na hora do recreio. Você também pode dar dominós desses para os alunos que ganham outros jogos, dessa forma incentivando a que continuem jogando, mesmo quando você não estiver com eles.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...