7 de mar. de 2009

Trabalhando com textos

Uma maneira diferente de fazer seus alunos lerem um pouco é fazer vários clozes com o texto que você quer passar, ou para introduzir um texto que você vai trabalhar depois.

A idéia é criar clozes (textos com lacunas) usando sempre o mesmo texto mas com lacunas diferentes, assim o que há no texto de um aluno falta no de outro. Entregue os textos e dê uns minutos para que leiam (o texto deve ser pequeno para a brincadeira funcionar bem).

Depois de lido o texto, dê a eles alguns minutos para encontrarem as partes que faltam em seu texto. Eles deverão circular pela classe copiando as partes que faltam em seu texto do texto dos colegas e fornecendo as partes que há em seu texto mas faltam nos de outros. Quando o tempo se esgotar, confira quem está com o texto completo, peça a eles que leiam partes do texto para checar se está tudo certo. Essa brincadeira pode ser usada em português, espanhol, inglês, história, etc.

Faça 3 ou 4 tipos de clozes diferentes com o mesmo texto, não é necessário mais que isso senão a brincadeira fica muito difícil. Criei uma brincadeira assim com a letra da música "Epitáfio", da qual gosto muito, e também por não ser muito grande. Para que você entenda o que terá que fazer, pode fazer o download do documento que criei para demonstração. Parece difícil mas não demoreou nem 5 minutos, com a ajuda do Hop Potatoes, que eu uso já há algum tempo. Caso queira fazer o download do arquivo que fiz com vários textos, clique no link abaixo:


assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

2 comentários:

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...