27 de fev de 2009

Bingo

Esse jogo é difícil de preparar porque envolve matemática, você tem que calcular direitinho o número de vezes que cada palavra será repetida nas cartelas de acordo com o número de palavras que vai por em cada cartão, o número de cartões que vai fazer e o número de jogadores.

Você deve decidir tudo isso antes para evitar criar cartelas repetidas e haver mais de um ganhador. Mesmo assim pode acontecer, e você deverá estabelecer um critério de desempate ou dividir o prêmio.

É bom fazer o bingo um pouco antes da prova, assim você pode usar todas as palavras que deu no bimestre. Faça as cartelas dividindo uma folha de A4 em duas partes, em cada uma você cria uma tabela de 3 X 2. Você faz a lista de palavras (escreva para controlar melhor depois) e vê quantas estão na lista. Depois faça as cartelas em número que dê para dividir e deem uma divisão exata para saber quantas vezes a palavra vai entrar.

Exemplo: se você tem 10 alunos, pode fazer 10 cartelas com 60 palavras, cada uma entra só uma vez; se fizer 20 cartelas cada palavra entra 2 vezes, e assim por diante. Pode fazer também mini-bingos, com grupos de 18 palavras.

O importante é que nas cartelas você coloque só as figuras e na hora do sorteio faça tirinhas com os nomes dos objetos e leia em voz alta. Ganha o aluno que encher a cartela primeiro. Faça bastante cartelas e várias rodadas, faça 3 ou 4 sets com 18 palavras e deixe separados, a cada rodada você troca as palavras que vai sortear e dá novas cartelas aos alunos.

Como dá trabalho sugiro que faça da ocasião um momento especial, que faça suspense, que leve alguns prêmios como canetas, bombons, coisas assim. E aproveite a ocasião para tornar o ato de aprender uma alegria.

Caso tenha problemas, envie por email (pelo formulário de contato) quantas palavras quer usar, quantas cartelas quer fazer e eu ajudo porque já fizemos na escola e o trabalho compensou, os alunos adoraram! Depois vou postar o que fiz e deixar o link aqui no blog, se acaso alguém quiser inspirar-se nas idéias.

Ah, as figuras você busca na internet, no Google. Vá em imagens e depois escolha "pesquisa avançada" e peça para mostrar só cliparts. Ao colar no word reduza o tamanho e depois imprima. Gasta tinta, portanto escolha cópia rascunho, eu prefiro não fazer em preto e branco porque fica sem-graça.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Um comentário:

  1. Oi Zilda fico tão feliz por encontrar esse blog. Há muito tempo que trabalho na educação e lutava para encontrar algo que me desse subisídio em sala de aula e finalmente encontrei. Ficaria feliz se você postasse,algumas dinâmicas para trabalhar com os conteúdos de Geografia e Ciências. Me chamo Antonio Fernandes. meu E-MAIL é: antonioffilho@brisanet.com.br
    Um abraço e espero nos comunicar,
    Antonio Fernandes.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...