Essa brincadeira é boa para divertir os alunos e também serve para ajudar na conjugação dos verbos. Aqui coloquei a versão em português, mas pode ser adaptada para o inglês, espanhol ou qualquer outro idioma que você quiser, bastando para isso mudar o verbo.
Inicia-se a brincadeira dividindo a classe em grupo, se forem muitos alunos podem ser vários. Eu costumo dividir em grupos de no máximo 10, então se você tem 40 alunos em classe serão 4 grupos. Nomeie os grupos por cores e leve fitinhas coloridas para que usem como crachá, cada aluno amarra uma fitinha com a cor correspondente ao grupo no pulso.
Eu tenho um dado grande de espuma que uso nesses jogos que já fica em meu armário na escola. Chame 1 elemento de cada grupo (o grupo escolhe quem irá representá-los) e peça que joguem o dado. Será determinada a ordem em que os grupos participarão da brincadeira, quem tira o número maior vai primeiro e vai decrescendo até que todos têm sua ordem. Marque a ordem dos grupos na lousa para não se perder. Se forem muitos grupos, jogam duas vezes o dado e a soma das duas determina quem entra primeiro, sempre quem faz mais pontos antes de quem fez menos. Se houver empate, jogam mais uma vez, valendo a nova contagem.
Decidido isso, pegue um aluno do primeiro grupo e peça-lhe para sair da sala. Combine um verbo com os outros alunos, normalmente um verbo que usem bastante (nadar, dançar, etc) e assim que decidirem peça para o aluno entrar. Ele então deve fazer perguntas aos alunos, usando no lugar do verbo (que ele não sabe qual é) o verbo fictício mafagafar.
Ele vai perguntar aos grupos, um de cada vez:
- Você mafagafa sozinho? Mafagafa em casa? Mafagafa na escola? Mafagafa na frente de sua mãe? Mafagafa com os pés?
E assim por diante. Os alunos dos grupos podem responder sim ou não. Quando o aluno acerta o verbo que foi combinado, o grupo dele ganha um ponto. Não valem gestos nem outras palavras, na resposta só vale sim ou não.
Estabeleça um tempo para que o aluno descubra o verbo, ou então um número de perguntas que ele pode fazer, senão a brincadeira fica chata. Cada grupo manda um elemento para fora em sua vez (que foi determinada pelo jogo de dados). Estimule-os a combinarem perguntas antes, para que o aluno que está na frente não fique sem "repertório".
Na versão em inglês use o verbo "hot-hot", por exemplo. O aluno deve perguntar:
- Does your mother hot-hot with you? Do you hot-hot at home? Do you hot-hot during class? - e assim por diante.
Na versão em espanhol pode usar o verbo caramimbolar, por exemplo, e o aluno pergunta:
- Caramimbuelas com tu padre? Tu madre caramimbuela contigo? Caramimbuelas más de una vez por semana? - e assim por diante.
É interessante que quanto mais "fria" a pergunta de quem está na frente, mais se desespera o grupo ao qual ele pertence e mais divertido fica para os outros grupos. Fiz essa brincadeira num encontro do CCAA e os alunos divertiram-se bastante.
Olá, gosto muito das suas postagens, mas não encontrei o significado do verbo "caramimbolar" e hot-hot é quente quente?
ResponderExcluirbjs
Silvia
Olá Silvinha
ResponderExcluirAs palavras são inventadas, você inventa um verbo que se pareça com português, espanhol ou inglês, dependendo do idioma que ensina. Aí vai falar sempre essa palavra no lugar do verbo e os alunos é que vão descobrir que verbo é. Invente a sua na hora de fazer o jogo.
Um abraço
Zailda Coirano
ola meu nome é Isabel sou profª do municipio de Osório /RS é gostei muito de suas postagens ...Penso que nós educadoras devemos compartilhar ideias e experiencias em prol de melhorias na educação que anda tão calejada ...Já sou uma seguidora sua . Quer conhecer o blog de minha escola pode acessar : http://www.panninabiblioteca.blogspot.com.br/
ResponderExcluirabraços
EU NAO ENTENTI PODE ME AJUDAR?
ResponderExcluir