18 de fev. de 2009

Jogo da memória diferente

Esse jogo da memória é um pouco diferente do tradicional e serve principalmente para trabalhar vocabulário de inglês e espanhol. Na próxima postagem vou publicar uma variação para usar na aula de português.

Procure na internet as figuras correspondentes às palavras que quer trabalhar e salve no seu computador. Depois abra o word (ou o processador de texto que você tenha, como BrOffice ou StarOffice) e vá inserindo as imagens (clique em inserir > imagem). Vá arrastando-as para ficarem uma embaixo da outra e configure a página para 2 colunas.

Quando terminar de inserir todas, vá para a próxima página e digite os nomes das figuras em inglês ou espanhol. Divida também em 2 colunas, use letra grande. Eu usei verdana tamanho 20 em negrito - e depois imprima.

Corte quadrados de 7 X 7 cm em papel cartão em número correspondente às figuras + os nomes e depois cole-as na parte que não é colorida. Espere secar e está pronto seu jogo. Você pode cobrir com contact para não estragar. Eu não fiz isso porque não sou muito jeitosa para essas coisas.

Para jogar, divida a classe em 4 grupos e peça a cada grupo que estabeleça a ordem na qual os alunos irão participar do jogo. Se tiver pouco tempo peça a cada grupo que escolha 1 ou 2 elementos para participarem representando seus grupos.

Coloque todas as cartinhas que você fez com a parte colorida para cima e as figuras e nomes para baixo, em colunas. Cada aluno vira 2 cartas, se conseguir virar a figura e a palavra que corresponde a ela, retira as 2 cartas do jogo e tenta novamente. Se errar, vira as cartas de volta sem tirá-las do lugar e o próximo aluno tenta de novo.

O objetivo é marcar mentalmente onde cada carta está, então é sempre melhor começar por uma carta que ninguém virou ainda. Quando todas as cartas tiverem saído, você as embaralha e começa outra rodada com outros alunos. Ganha o grupo do aluno que tiver mais cartas na mão ao final do jogo e seu grupo faz um ponto.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...