4 de fev. de 2009

Game show

Esse jogo pode ser feito para revisar a matéria do ano passado, antes de introduzir a matéria nova. Pode também ser feito como revisão antes da prova porque dá para incluir muitas palavras ou tópicos gramaticais (ou qualquer coisa que você queira).

Preparação

Faça fichas com as perguntas que irá fazer, eu uso uma folha de A4 cortada em 4 pedaços iguais. Você pode fazer à mão mesmo, uma vez que só você irá ler. Faça tantas perguntas quantas julgar necessário, com bastante perguntas o jogo fica mais interessante. Eu costumo fazer muitas perguntas, pelo menos 3 vezes o número de alunos, mas isso depende da extenção da matéria que vai rever.

Classifique as perguntas por grupos: fácil, médio, difícil e muito difícil. Adicione sempre algumas perguntas dos 4 níveis ao jogo para que os alunos contem também com o fator sorte. Depois de separadas por nível de dificuldade, para cada pergunta fácil faça uma fichinha em cartolina, pode ser do tamanho de uma caixa de fósforos, e com pincel atômico anote em cada uma o valor $10,00. Para cada pergunta média faça uma fichinha com valor $20,00. Faça uma ficha com valor $50,00 para cada pergunta difícil e de $100,00 para as muito difíceis. Marque na ficha maior de perguntas o seu respectivo valor.

Pegue papeizinhos bem pequenos e numere de um até o número de seus alunos. Dobre-os em 4.

Deixe as fichinhas separadas por valor e presas por um clipes. As perguntas que você fez em 1/4 de A4 você deve embaralhar. Os papeizinhos dobrados em 4 você pode colocar em um saquinho.

Execução

Coloque as carteiras em círculo, retire 3 carteiras e coloque na frente da classe, com a frente virada para os outros alunos. Você será o host, que fará as perguntas. Vá passando pelos alunos e numerando-os, apontando com o dedo. Diga que devem se lembrar de seus números.

Os papeizinhos que você numerou de 1 a (número de seus alunos) e que dobrou em 4 servirão para sortear a ordem em que eles participarão da brincadeira. Se achar melhor não atribuir números a seus alunos, você pode simplesmente usar seus números de chamada. Retire 3 papeizinhos, que serão os primeiros a participar. Os 3 alunos com os números correspondentes aos sorteados sentam-se nas carteiras que estão na frente da classe.

Faça a primeira pergunta, mas antes diga: 'essa pergunta vale... reais (o valor que você atribuiu pela dificuldade). O aluno que souber a resposta deve levantar a mão, quem levantar a mão primeiro responde. Se você quiser pode levar uma campainha, quem tocar primeiro responde. Se a resposta estiver correta, entregue uma ficha com o valor correspondente ao aluno que acertou. Se ele errar, marque seu nome na lousa e marque - (o valor da pergunta). Se ninguém levantar a mão, todos perdem 10,00.

Faça 5 perguntas para cada grupo de 3 alunos. Esse número poderá variar de acordo com o número de alunos e o número de perguntas. O ideal é que haja um número 3 vezes maior de perguntas que alunos. Lembre-se que é uma revisão, portanto pode ser demorada. Quando um aluno acerta, os que estão no círculo assistindo devem bater palmas mas não podem jamais interferir nas respostas.

Terminando o primeiro set de perguntas (5 ou o número determinado por você) sorteie os próximos 3 alunos que participarão. Vá fazendo isso até que terminem todas as perguntas.

Final

Cada aluno deve contar quanto tem em 'dinheiro'. Os alunos que erraram devem 'pagar' o que estão devendo (que você anotou na lousa). Ganha o jogo quem tiver mais dinheiro, e você deve dar um prêmio ao ganhador, que não precisa ser algo de muito valor. Ou pode também optar por trocar cada 10,00 reais por 1 bala, por exemplo.

Durante o jogo aja como se estivesse na TV, anime-os. faça suspense, incentive os alunos a torcerem, crie um clima de competição saudável. Os alunos geralmente adoram essa brincadeira e nem notam que estão estudando.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

6 comentários:

  1. Oi,

    Tudo bem, eu estou estudando Letras - Inglês na UNEB e começo meu estágio na próxima semana, e encontrei o seu site no google, adorei a sugestão do Game show (04/02/2009), vou usar com meus alunos e visitar sempre o seu site em busca de idéias. É a primeira vez que vou dar aula e to um pouco anciosa, preocupada com domínio de classe, com as atividades e tal.Tenho certeza que seu blog vai ser muito útil. Se tiver alguma coisa interessante e se possível, manda pro meu e-mail por favor, jana_azevedo19@hotmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Hello!haw are you? amei de mais este game show, sou educadora da lingua inglesa, portuguesa... e estava um pouco preocupada com o desenvolvimento dos meus educandos e agora encontrei a solução, tenho certeza que será um sucesso. thanks you.

    ResponderExcluir
  3. Oi gostei da brincadeira vc teria algo mais para a disciplina de Física, pois leciono nas 3 séries.Obrigada dimasmedeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Sou aluna da UNEB e estou estagiando essa dinâmica foi fundamental para a aula que estou preparando.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!! eu estou estudando Letras,começo meu estágio na semana que virá, e encontrei o seu site no google, gostei da sugestão do Game show (02/04/2012), vou usar com meus alunos e visitar sempre o seu site em busca de idéias. É a primeira vez que vou dar aula e estou anciosa, preocupada com domínio de classe, com as atividades .Tenho certeza que seu blog vai ser muito útil. Se tiver alguma coisa interessante e se possível, manda pro meu e-mail por favor, elzita_carvalho@hotmail.com.



    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi! Parabéns pela brilhante ideia que favorecerá muitas aulas agradáveis, vou praticá-la. Se tiver outras sugestões por favor envie para meu email: valdenice-sou@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...