18 de fev. de 2009

Jogo da memória diferente para português, geografia, história...

Se você é professor de português também pode fazer um jogo da memória diferente, mas em lugar das figuras pode colocar apenas palavras. Imprima as palavras que quer trabalhar e também sua classe gramatical correspondente.

Se colocou de um lado 4 verbos na lista, de outro lado sua lista também deve ter 4 vezes a palavra verbo. Para cada palavra deve haver uma carta com sua classe gramatical correspondente.

Depois corte quadrados de papel cartão de 7 X 7 cm e cole uma palavra em cada quadrado, igualmente com as classes gramaticais. Cole do lado que não é colorido.

Para jogar divida a classe em grupos e peça a cada grupo que escolha 1 ou 2 representantes, se tiver bastante tempo você pode pedir que estabeleçam a ordem na qual cada aluno irá jogar.

Coloque as cartas embaralhadas com as palavras para baixo e parte colorida para cima, em colunas. Cada aluno em sua vez irá virar 2 cartas, se conseguir virar uma palavra e sua classe gramatical correspondente retira as 2 cartas do jogo, fica com elas e tenta de novo, virando outras 2 cartas. Quando erra o aluno simplesmente vira as cartas para baixo de novo e não as tira do lugar.

Quando terminarem todas as cartas termina a rodada, ganha o aluno que tiver mais cartas e seu grupo ganha um ponto. Comece de novo com outros alunos, embaralhando as cartas de novo e colocando-as em colunas com as palavras viradas para baixo.

Você também pode usar isso para trabalhar literatura, coloca de um lado os nomes dos livros e de outro o nome de seus autores ou a qual período o livro pertence, por exemplo.

Usando a criatividade também pode ser usado em aulas de geografia (associando países ou estados com suas capitais, por exemplo), em história (associando acontecimentos a datas, por exemplo) ou qualquer outra matéria. Em matemática pode-se associar uma operação ao seu resultado ou qualquer outra coisa que você queira trabalhar.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

2 comentários:

  1. Olá!!! Seu blog me é muito útil!! =)

    Eu já usei desta estratégia com meus alunos do segundo e terceiro ano do Fundamental em espanhol: fiz cartas com figuras e seus respectivos nomes e deu muito certo! Pude comprovar que é mais fácil e interessante para eles reter o vocabulário dessa maneira.

    OUTRA DICA DE ATIVIDADE (faço e obtenho bons resultados): monto folhas estilo bingo, as distribuo aos alunos junto com uma lista de palavras (em espanhol). Eles escolhem quais palavras querem e onde escreverão as mesmas (em quais quadrados), na ordem que quiserem. Após isso, começo o bingo "cantando" as palavras em português. Uso tanto para repassar vocabulário como para conteúdos gramaticais.

    ABRAÇOS!!

    ResponderExcluir
  2. ola adorei as dinâmicas....só acho que precisa de mais dinâmicas relacionada com história
    bjos

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...