Se você é professor de português também pode fazer um jogo da memória diferente, mas em lugar das figuras pode colocar apenas palavras. Imprima as palavras que quer trabalhar e também sua classe gramatical correspondente.
Se colocou de um lado 4 verbos na lista, de outro lado sua lista também deve ter 4 vezes a palavra verbo. Para cada palavra deve haver uma carta com sua classe gramatical correspondente.
Depois corte quadrados de papel cartão de 7 X 7 cm e cole uma palavra em cada quadrado, igualmente com as classes gramaticais. Cole do lado que não é colorido.
Para jogar divida a classe em grupos e peça a cada grupo que escolha 1 ou 2 representantes, se tiver bastante tempo você pode pedir que estabeleçam a ordem na qual cada aluno irá jogar.
Coloque as cartas embaralhadas com as palavras para baixo e parte colorida para cima, em colunas. Cada aluno em sua vez irá virar 2 cartas, se conseguir virar uma palavra e sua classe gramatical correspondente retira as 2 cartas do jogo, fica com elas e tenta de novo, virando outras 2 cartas. Quando erra o aluno simplesmente vira as cartas para baixo de novo e não as tira do lugar.
Quando terminarem todas as cartas termina a rodada, ganha o aluno que tiver mais cartas e seu grupo ganha um ponto. Comece de novo com outros alunos, embaralhando as cartas de novo e colocando-as em colunas com as palavras viradas para baixo.
Você também pode usar isso para trabalhar literatura, coloca de um lado os nomes dos livros e de outro o nome de seus autores ou a qual período o livro pertence, por exemplo.
Usando a criatividade também pode ser usado em aulas de geografia (associando países ou estados com suas capitais, por exemplo), em história (associando acontecimentos a datas, por exemplo) ou qualquer outra matéria. Em matemática pode-se associar uma operação ao seu resultado ou qualquer outra coisa que você queira trabalhar.
Olá!!! Seu blog me é muito útil!! =)
ResponderExcluirEu já usei desta estratégia com meus alunos do segundo e terceiro ano do Fundamental em espanhol: fiz cartas com figuras e seus respectivos nomes e deu muito certo! Pude comprovar que é mais fácil e interessante para eles reter o vocabulário dessa maneira.
OUTRA DICA DE ATIVIDADE (faço e obtenho bons resultados): monto folhas estilo bingo, as distribuo aos alunos junto com uma lista de palavras (em espanhol). Eles escolhem quais palavras querem e onde escreverão as mesmas (em quais quadrados), na ordem que quiserem. Após isso, começo o bingo "cantando" as palavras em português. Uso tanto para repassar vocabulário como para conteúdos gramaticais.
ABRAÇOS!!
ola adorei as dinâmicas....só acho que precisa de mais dinâmicas relacionada com história
ResponderExcluirbjos