3 de ago de 2009

Jogo de baralho para praticar a matéria


Já pensou em promover uma "jogatina" em sala de aula? Você deve estar pensando que eu fiquei maluca e que certamente você seria expulso da escola, não é mesmo?

Mas não tem que ser assim. Até jogando baralho seus alunos podem aprender um pouco mais. Explico: preparei duas folhas com as cartas do baralho, na frente de cada carta você coloca a pergunta que você quiser. O jogo está em word 2003, então você poderá modificar à vontade.

Assim que tiver preenchido com as perguntas que quer que seus alunos respondam, basta imprimir uma cópia e levar as 2 páginas juntamente com um baralho completo (sem os coringas) para a sala de aula.

Embaralhe-as e coloque num monte, com a frente das cartas virada para baixo. Em sua vez, cada aluno tira uma carta e responde à pergunta correspondente. Se responder certo, fica com a carta que tirou; se errar devolve a carta ao monte, colocando-a embaixo de todas.

Quando todas as cartas acabarem, ou seja, quando todas as perguntas tiverem sido respondidas corretamente, ganha quem tiver mais pontos. Os azes são as cartas mais valiosas, portanto coloque as perguntas mais difíceis. Na hora de contar os pontos cada um vale 1,5. Logo depois vêm as cartas com figuras, que também não devem ter perguntas fáceis porque valem 1 ponto cada uma. Depois de 2 a 10 as cartas valem 0,5 cada.

Você pode modificar esse valor se quiser colocar mais perguntas difíceis, pode colocar as cartas acima de 7 valendo também um ponto, por exemplo. Tudo depende do tipo de matéria que está sendo praticada.

Para fazer o download, clique abaixo:

Photobucket

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

6 comentários:

  1. Oi Za, realizei esta atividade com meus alunos de português e eles adoraram, foi uma aula muito motivadora.Coloquei perguntas de diferentes tipos, o que me permitiu recapitular todo o conteúdo dado em aula. Os alunos agradeceram!Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Vou fazer estágio com alunos do ensino médio este semestre e adorei a dinâmica. Apenas gostaria que me explicasse a função do baralho de cartas verdadeiro na brincadeira, já que as perguntas estarão nas folhas impressas...
    Um abraço, obrigado se responder.
    Tatiane.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adorei seu blog, maravilhoso, parabéns!
    Eu sempre procuro novidades para sala de aula e aqui eu encontro.
    Que Deus te ilumine sempre.
    Beijos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Tatiane, a função do baralho é para saber qual pergunta o aluno vai responder. Funciona como um jogo de sorte, se tiver sorte pega a carta correspondente à pergunta fácil, se não tiver pega a difícil.
    Zailda Coirano

    ResponderExcluir
  5. oi gostaria de saber se todos os alunos jogam de uma vez com esse baralho ou devo levar mais de um?

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    estou estagiando com turmas de 7º anos (antiga 6ª serie) e gostei mto dessa dinamica... eu adaptei a ideia às cartas de UNO que é um baralho mais educativo e ajuda bastante com o Inglês, amanha vou aplicar essa dinamica, espero q dê certo...
    Abraços

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...