19 de mai de 2012

Como jogar–dominós educativos

Antes de ler essa postagem, leia as postagens anteriores sobre o assunto:

Jogos na sala de aula – dominós

Como preparar os dominós

Nessa penúltima postagem sobre o assunto “dominós” vou falar sobre como jogar para obter o melhor rendimento de seus alunos e também dar algumas ideias.

Regras do jogo

I – Distribuição das peças

Com um set de 28 peças, o dominó é jogado com duas, três ou quatro pessoas.

Jogando com duas pessoas: dar 7 peças a cada um, as 14 restantes ficam sobre a mesa com a frente para baixo e quando o jogador não tem a peça para encaixar irá comprar até enconytrá-la. Quando acabarem as peças da mesa e o jogador não tiver a peça irá passar a vez para o próximo jogador.

Jogando com três pessoas: dar 7 peças a cada um, as 7 restantes ficam na mesa e procede-se como descrito acima.

Jogando com quatro pessoas: cada um recebe 7 peças e quando o jogador não tiver a peça necessária passará a vez ao jogador seguinte.

II – Ordem do jogo

O jogo segue em sentido anti-horário. O primeiro jogador é o que tiver uma peça dupla (e encontrá-la primeiro entre as suas). Ele irá então posicioná-la no centro da mesa.

O segundo jogador é o que está à direita o primeiro; o terceiro é o que está à sua direita e segue-se assim em sentido anti-horário.

III – Como jogar

Em sua vez o jogador deverá colocar uma peça que combine no final do jogo. Há duas (pontas) no jogo de dominó e deve-se posicionar a peça em uma das pontas.

Por exemplo: há uma figura de cachorro na parte direita do final do jogo; há uma palavra “gato” na parte esquerda do início do jogo. O jogador pode tanto posicionar sua peça no início ou no final do jogo. Se tiver uma peça com gato (figura ou palavra) irá colocar no início; se tiver qualquer peça com cachorro (figura ou palavra) pode colocá-la no final.

IV – Objetivo do jogo

Encaixar o maior número de peças possível para terminá-las antes dos outros. Quem ficar sem peças primeiro será o ganhador.

V – “Manha” do jogo

Se um jogador passa porque há um gato no início e um gato no final do jogo os outros jogadores já sabem que ele não tem a peça com “gato”; No exemplo citado no parágrafo II, o jogador deveria então encaixar no cachorro, reduzindo as possibilidades do outro jogador (que não tem “gato”) usar suas peças.

VI – Prática durante o jogo

Como os alunos têm que combinar palavra com palavra, figura com figuro ou palavra com figura, precisam memorizar o nome dos animais ou perderão chances de encaixar suas peças.

Como prática adicional o professor pode pedir aos alunos que digam a palavra que estão encaixando. No caso quando o aluno encaixar o “cachorro”, na aula de inglês irá dizer “dog” ou “perro” se for uma aula de espanhol.

Sugestões

1) Vários alunos, várias palavras.

Como é jogado no máximo com 4 jogadores e com 7 palavras em cada set, se você tem muitas palavras para praticar pode criar mais de um jogo, então duas ou mais turmas podem jogar ao memso tempo, separadamente. Quando terminarem basta trocar o jogo que estão usando.

Por exemplo, se você tem 40 alunos e 70 palavras, crie 10 jogos de dominós, divida a classe em 10 grupos, grupo 1 joga com o dominó 1. Jogam todos ao mesmo tempo, o professor apenas avalia as conexões para ver se estão corretas e supervisiona para que digam a palavra ao encaixar as peças.

Quando terminarem, marque quem ganhou a primeira rodada. Passe então o dominó 1 para a turma 2, o dominó 2 para a turma 3, o dominó 3 para a turma 4, o dominó 4 para a turma 5 e assim por diante. A turma 1 jogará com o dominó 10.

A cada rodada marque o nome do ganhador de cada turma e faça o revezamento. No final, quem ganhou mais rodadas será o vencedor. Se houve mais de um ganhador, use um dos sets de dominó para fazer uma “negra”.

2) Vários alunos, poucas palavras

Quem assiste também aprende e participa, faça um círculo em volta dos 4 jogadores e enquanto assistem os outros alunos que não estão jogando também estarão aprendendo.

Se são poucas palavras faça apenas um set, escolha 4 alunos para jogarem. Quando terminarem o vencedor continua com 3 jogadores novos até que todos tenham jogado.

3) Várias palavras, poucos alunos

Faça um campeonato, a cada semana leve um jogo de dominó diferente para que joguem e vá anotando a pontuação. Ao final do semestre o ganhador será o que mais pontos tiver.

Espero ter ajudado com esses artigos sobre dominós. Se você tiver alguma dúvida ou sugestões adicionais, faça seu comentário.

Na próxima postagem colocarei alguns modelos de jogos para download, assim você só terá que inserir seu conteúdo, bem como algumas sugestões para que o faça da maneira mais agradável para seus alunos.

Zailda Coirano – SOS Idiomas 

 

18 de mai de 2012

Como preparar os dominós

Como falei ontem (veja a primeira reportagem sobre o assunto aqui) o dominó pode ser usado de muitas formas para ajudar no aprendizado. Hoje vamos ver como preparar seu jogo.

O primeiro passo é escolher o assunto a ser trabalhado. Vamos supor que você tenha 70 palavras para revisar. Isso não será possível encaixar em um set, ou você usa um bingo ou jogo da memória, ou prepara 10 sets independentes de dominó com 7 elementos em cada jogo.

Se você tem em torno de 40 alunos isso será ótimo, você divide em grupos de 4 alunos e cada grupo joga com um set. Quando terminarem você revisa as conexões que fizeram, declara o vencedor (ou não) e eles prosseguem, jogando um set diferente.

Depois de escolher as palavras ou elementos que serão trabalhados, desenhe as peças e se puder, use figuras e palavras, ou use palavras e definições.

Para fazer, siga o exemplo abaixo, são 12 passos. Só leia um passo quando tiver certeza de ter entendido o anterior.

Exemplo: vocabulário básico (animais de estimação)

1) Escolha 7 animais, procure as 7 imagens na internet.

2) Abra um documento do Word e faça as peças com formas do Word (retângulos) iguais. Eu faço com 14 peças em cada página, nas postagens dessa semana e da seguinte colocarei alguns modelos prontos, bastará colocar imagens e palavras.

3) Insira uma das imagens que vai usar na terceira página (supondo que usou as duas primeiras para desenhar as peças e a terceira esteja vazia).

4) Reduza a imagem para um tamanho que caiba perfeitamente num dos lados da peça do dominó.

5) Clique na imagem, dê CTRL + C e depois copie-a 3 vezes, dessa forma terá 4 imagens iguais.

6) Repita o processo para cada uma das outras 6 imagens.

7) Agora ao lado de cada imagem escreva a palavra usando WordArt, reduzindo para caber no outro lado do dominó.

8) Copie cada palavra 3 vezes. Agora você tem 4 imagens e 4 palavras correspondentes a cada um dos 7 elementos.

9) Estabeleça uma ordem para as imagens e para as palavras. Veja o esquema abaixo:

Cachorro imagem 1 palavra 1
Gato imagem 2 palavra 2
Hamster imagem 3 palavra 3
Coelho imagem 4 palavra 4
Papagaio imagem 5 palavra 5
Passarinho imagem 6 palavra 6
Peixe imagem 7 palavra 7

Vamos supor que seu assunto seja “mascotes”, então temos a tabela acima. A imagem do cachorro é imagem 1 e a palavra “cachorro” é palavra 1.

10) Pegue agora uma imagem de cada e coloque do lado esquerdo das primeiras 7 peças. Ao lado de cada uma das imagens, coloque a palavra correspondente. Essas serão as peças “duplas” que temos no dominó.

11) Agora coloque na sequência, em seu modelo, sempre do lado esquerdo, as imagens dessa forma:

  • imagem 1, imagem 1, imagem 1.
  • imagem 2, imagem 2, imagem 2.
  • imagem 3, imagem 3, imagem 3.
  • imagem 4, imagem 4, imagem 4.
  • imagem 5, imagem 5, imagem 5.
  • imagem 6, imagem 6, imagem 6.
  • imagem 7, imagem 7, imagem 7.

Vá seguindo a sequência, colocando 3 de cada imagem em sequência em cada uma das peças, do lado esquerdo. Ao terminar as imagens, você verá que todos os seus 28 dominós estarão com a parte esquerda preenchida, agora vamos preencher a parte direita com as palavras.

12) Agora coloque as palavras, seguindo esse esquema:

  • palavra 1: ao lado da imagem 2, imagem 3, imagem 4.
  • palavra 2: ao lado da imagem 3, imagem 4, imagem 5.
  • palavra 3: al lado da imagem 4, imagem 5, imagem 6.
  • palavra 4: ao lado da imagem 5, imagem 6, imagem 1.
  • palavra 5: ao lado da imagem 6, imagem 1, imagem 2.
  • palavra 6: ao lado da imagem 1, imagem 2, imagem 3.
  • palavra 7: ao ldao da imagem 2, imagem 3, imagem 4.

Você verá que com esse esquema teremos o mesmo que acontece em um jogo de dominó com números: cada um dos 7 elementos se combina consigo mesmo e com cada um dos outros 6 elementos uma vez.

Dessa forma asseguramos que o jogo “dê certo” e que não sobrem peças nas mãos de todos os jogadores sem que tenham como usá-las e sem ganhadores, a não ser que sejam feitos encaixes errados, que devem ser corrigidos pelo professor.

Nas próximas postagens vou compartilhar alguns modelos prontos, instruções sobre como imprimir e preparar as peças, sugestões de elementos para colocar nos jogos e as regras do jogo para quem não as conhece.

Para ser avisado sobre novas postagens, inscreva-se para recebê-las por email ou use uma das formas de associação disponíveis na lateral do blog.

Zailda Coirano – SOS Idiomas

17 de mai de 2012

Jogos na sala de aula–dominós

Eu tenho um dado de espuma que comprei há alguns anos, daqueles bem grandes e coloridos, e todas as vezes que o levo à sala de aula meus alunos ficam assanhadíssimos assim que entro com ele. Os mais distraídos são logo acotovelados pelos mais espertos, que assim justificam seu estado de animação.

Tudo isto porque há alguns anos percebi que muitas vezes uma longa e tediosa revisão pode ser substituída com vantagens por um ou mais jogos educativos.

Aprendi também a adaptar jogos tradicionais às minhas necessidades (ou de meus alunos) e uso-os bastante para praticar ou revisar vocabulário, gramática, fonética e até interpretação de textos.

Prometi a mim mesma que essa semana faria uma série de artigos mostrando como usar esses jogos tradicionais em sala, adaptando-os à matéria que você tem para revisar com seus alunos, mas só hoje foi possível começar, e essa série deve entrar pela semana que vem adentro, porque há muita coisa para compartilhar.

Quais as vantagens de usar jogos?

Essa pergunta muitos colegas me fazem, e consigo me lembrar de algumas, que são as que uso mais frequentemente:

1) Todos participam. Quando fazemos uma revisão no papel e a passamos para os alunos, temos sempre alguns números para verificar seu alcance. No meu caso, a coisa fica mais ou menos assim:

Entre 20 e 30% fazem todos os exercícios e pedem explicações para fazer os exercícios nos quais têm dúvidas.

Entre 20 e 30% fazem parcialmente, deixando sem fazer o que não sabem e que seria exatamente o que deveriam fazer para aprenderem o que ainda não sabem.

O restante dos alunos:

a) uma parte diz que perdeu a folha.

b) uma parte diz que não teve tempo de fazer (deve ser a timeline do Facebook que atrapalha…).

c) uma parte diz que não conseguiu fazer.

d) uma parte diz que esqueceu de fazer.

e) uma parte arregala os olhos e pergunta: “Era para hoje???”

Quando trabalho com jogos todos participam e mesmo em classes de adultos (que não gostam muito de se expor) a aceitação beira 100%.

2) Eles não se cansam. Se você tem bastante coisa para revisar (antes de uma prova, por exemplo) eles costumam reclamar que há muitos exercícios, que não entenderam o enunciado, e até exclamam: outra folhinha!!! Quando a revisão é feita com jogos eles não reclamam e mesmo jogos com muita matéria, que duram até horas são bem aceitos.

3) Gasta-se pouco material. Quando preparamos uma apostila de 3 páginas para uma sala de 40 alunos temos que imprimir ou tirar 120 cópias. Pensando naquele primeiro ítem mencionado acima, já sabemos de antemão que apenas 30 ou 40 delas serão usadas da forma que deveriam.

Se preparamos boardgames para uma classe de 40 alunos, temos que imprimir 10 páginas (uma para cada grupo de 4 alunos). No caso do dominó, onde mesmo quem assiste aprende e participa, temos que imprimir 2 páginas!

4) Tempo. Quanto tempo você gasta para elaborar uma apostila de 2 páginas com exercícios? Algumas horas, creio eu. Para preparar um dominó (sobretudo se for um recurso que sempre usa, e que já tenha um modelo pronto) você apenas terá que procurar as imagens, para preparar não levará mais que 30 minutos.

5) Diversão. Será que algum de nossos alunos se diverte preenchendo duas páginas (ou mais) de exercícios? Os que fazem é por obrigação, e mesmo entre esses, alguns confessam que fizeram durante outras aulas, ouvindo música, enquanto estavam na internet, etc. Isso significa que fizeram de forma mecânica, sem muito “cérebro” envolvido. Resultado: vão aprender pouco, mesmo aqueles que fizeram todos os exercícios.

Onde o dominó se encaixa no aprendizado?

Se estamos ensinando ou revisando vocabulário, basta colocar figuras e palavras, na hora de encaixar o aluno terá que encaixar palavra com palavra, figura com figura ou figura com palavra, e nesse momento ele irá aprender a ligar a palavra à figura.

Em aulas de idioma eu peço também aos alunos que falem a palavra enquanto encaixam o dominó, então também irão exercitar-se oralmente e melhorar pronúncia. Os que estão assistindo também estão vendo e ouvindo, então também estão aprendendo.

Como além do fator “sorte” também precisam aprender a encaixar as peças, farão força para memorizá-las em algo que considerarão útil no momento (vencer a competição) e depois de memorizarem, se você der chances para que pratiquem sempre, não vão mais esquecer.

Se os alunos são de nível avançado também podemos usar dominó para revisar vocabulário. De um lado coloque a palavra e do outro sua definição.

Também pode ser usado para qualquer coisa. Basta de um lado colocar definições e do outro, a palavra, nome da pessoa. Por exemplo, de um lado coloque a figura de uma invenção e do outro coloque os nomes de seus inventores. Ou coloque o desenho de um osso de um lado, seu nome do outro. Ou coloque a bandeira de um país de um lado, o nome do país de outro. Coloque o mapa do país de um lado, o nome do país do outro. Coloque de um lado o Estado e do outro, a capital.

Se você usar sua criatividade encontrará milhares de formas de usar dominós para revisar sua matéria.

Um jogo sempre tem que divertir

Lembre-se, entretanto, que um jogo tem sempre um objetivo: competir, ganhar, divertir. Nunca prepare um jogo que não respeite as características principais do jogo.

Quando comecei a preparar dominós eu incluía dezenas de coisas ao mesmo tempo e os alunos se frustravam porque o jogo não “dava certo” e ninguém ganhava no final.

Para que o dominó “dê certo”, você tem que incluir 7 tópicos de cada vez, matematicamente distribuídos em 28 peças, como um dominó de números. Se você incluir mais, deve respeitar essa distribuição matemática e o número de peças resultantes dessa quantidade de tópicos diferentes.

Veja abaixo a quantidade de pedras para cada quantidade:

Duplo 6    28 pedras    (o que eu utilizo)
Duplo 9    55 pedras   
Duplo 12    91 pedras   
Duplo 15    136 pedras
Duplo 18    190 pedras

Lembre-se que no seu jogo cada um 7 dos elementos deve corresponder a cada um dos outros 6 e a si mesmo, para que no final alguém consiga ganhar (ficando sem peças). Se você combinar aleatoriamente pode acontecer de todos os jogadores ficarem com peças que não terão como encaixar, ou seja, ninguém irá ganhar, e isso é frustrante para os alunos.

Jogando com 28 pedras (com 7 elementos trabalhados) podemos jogar com 4 alunos de cada vez, que serão substituídos por outros 4 a cada rodada. Os demais assistem o jogo e dessa forma também aprendem. Se você precisar trabalhar muitos tópicos de uma vez seria melhor usar um bingo ou jogo da memória, que serão tratados aqui em artigos futuros, aguarde!

Podemos dividir a classe em 4 grupos e em cada rodada um membro de cada grupo joga, ao final o grupo que tiver mais membros vencedores será o campeão.

Uma rodada demora entre 15 e 20 minutos, talvez até menos. Numa aula de 45 minutos 12 ou 16 alunos poderão jogar. Na aula seguinte ou na semana seguinte, no mês seguinte, você traz outro jogo com outrso 7 elementos e mais 16 alunos jogarão.

Outra ideia é preparar vários sets de dominós e cada grupo de 4 joga com um, o professor revisa os encaixes antes de declarar a vitória do vencedor. Pode revesar os grupos para jogarem com um set diferente a cada nova rodada.

Você pode estabelecer um campeonato, com jogos semanais, cada semana 8 alunos se enfrentam em 2 rodadas. Os outros assistem, torcem e – aprendem!

Nas próximas postagens vou explicar aqui como jogar o dominó adaptado, como prepará-lo e como tirar dele o máximo para torná-lo um recurso eficiente no aprendizado de seus alunos.

Para receber as postagens, use uma das formas de associação disponíveis na lateral do blog.

Nos links abaixo você encontrará jogos adaptados para suas aulas:

INGLÊS

ESPANHOL

PORTUGUÊS

Zailda Coirano – SOS Idiomas 

8 de mai de 2012

Livro com dinâmicas do Coelho da Cartola

O blog já tem mais de 200 postagens, caminhando para as 300 e nem sempre os professores encontram o que querem. Também há professores que não conhecem o blog e não têm tempo ou o costume de ler blogs.

Se você deseja ter a coletânea das melhores brincadeiras e dinâmicas do blog, agora estão à disposição em formato pdf na Loja Virtual, não foi fácil escolher o que colocar no ebook, mas tentei colocar aquelas que tiveram mais comentários ou pedidos.

No link abaixo você encontrará não só o livro de dinâmicas como também outros artigos especiais que talvez interessem.

APOSTILAS ESPECIAIS

Zailda Coirano – SOS Idiomas 

2 de mai de 2012

Fórum no blog

Não sei se notaram, mas o blog tem uma nova página, que vocês poderão acessar na cabeceira, logo abaixo da logo: o fórum.

Temos aqui um muralzinho de recados, mas não era exatamente o que eu queria; há um formulário de contato, mas a conversa fica restrita a duas pessoas. Então achei que um fórum poderia ajudar mais, poderíamos trocar ideias de forma mais ágil e ficariam lá nossas conversas para consultas posteriores.

Basta acessar a página e esperar carregar (dependendo de sua conexão poderá demorar alguns segundos) e começar a usar.

Bem, está dado o recado! Todos são bem-vindos no fórum do blog!

Zailda Coirano – SOS Idiomas 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...