19 de mai. de 2012

Como jogar–dominós educativos

Antes de ler essa postagem, leia as postagens anteriores sobre o assunto:

Jogos na sala de aula – dominós

Como preparar os dominós

Nessa penúltima postagem sobre o assunto “dominós” vou falar sobre como jogar para obter o melhor rendimento de seus alunos e também dar algumas ideias.

Regras do jogo

I – Distribuição das peças

Com um set de 28 peças, o dominó é jogado com duas, três ou quatro pessoas.

Jogando com duas pessoas: dar 7 peças a cada um, as 14 restantes ficam sobre a mesa com a frente para baixo e quando o jogador não tem a peça para encaixar irá comprar até enconytrá-la. Quando acabarem as peças da mesa e o jogador não tiver a peça irá passar a vez para o próximo jogador.

Jogando com três pessoas: dar 7 peças a cada um, as 7 restantes ficam na mesa e procede-se como descrito acima.

Jogando com quatro pessoas: cada um recebe 7 peças e quando o jogador não tiver a peça necessária passará a vez ao jogador seguinte.

II – Ordem do jogo

O jogo segue em sentido anti-horário. O primeiro jogador é o que tiver uma peça dupla (e encontrá-la primeiro entre as suas). Ele irá então posicioná-la no centro da mesa.

O segundo jogador é o que está à direita o primeiro; o terceiro é o que está à sua direita e segue-se assim em sentido anti-horário.

III – Como jogar

Em sua vez o jogador deverá colocar uma peça que combine no final do jogo. Há duas (pontas) no jogo de dominó e deve-se posicionar a peça em uma das pontas.

Por exemplo: há uma figura de cachorro na parte direita do final do jogo; há uma palavra “gato” na parte esquerda do início do jogo. O jogador pode tanto posicionar sua peça no início ou no final do jogo. Se tiver uma peça com gato (figura ou palavra) irá colocar no início; se tiver qualquer peça com cachorro (figura ou palavra) pode colocá-la no final.

IV – Objetivo do jogo

Encaixar o maior número de peças possível para terminá-las antes dos outros. Quem ficar sem peças primeiro será o ganhador.

V – “Manha” do jogo

Se um jogador passa porque há um gato no início e um gato no final do jogo os outros jogadores já sabem que ele não tem a peça com “gato”; No exemplo citado no parágrafo II, o jogador deveria então encaixar no cachorro, reduzindo as possibilidades do outro jogador (que não tem “gato”) usar suas peças.

VI – Prática durante o jogo

Como os alunos têm que combinar palavra com palavra, figura com figuro ou palavra com figura, precisam memorizar o nome dos animais ou perderão chances de encaixar suas peças.

Como prática adicional o professor pode pedir aos alunos que digam a palavra que estão encaixando. No caso quando o aluno encaixar o “cachorro”, na aula de inglês irá dizer “dog” ou “perro” se for uma aula de espanhol.

Sugestões

1) Vários alunos, várias palavras.

Como é jogado no máximo com 4 jogadores e com 7 palavras em cada set, se você tem muitas palavras para praticar pode criar mais de um jogo, então duas ou mais turmas podem jogar ao memso tempo, separadamente. Quando terminarem basta trocar o jogo que estão usando.

Por exemplo, se você tem 40 alunos e 70 palavras, crie 10 jogos de dominós, divida a classe em 10 grupos, grupo 1 joga com o dominó 1. Jogam todos ao mesmo tempo, o professor apenas avalia as conexões para ver se estão corretas e supervisiona para que digam a palavra ao encaixar as peças.

Quando terminarem, marque quem ganhou a primeira rodada. Passe então o dominó 1 para a turma 2, o dominó 2 para a turma 3, o dominó 3 para a turma 4, o dominó 4 para a turma 5 e assim por diante. A turma 1 jogará com o dominó 10.

A cada rodada marque o nome do ganhador de cada turma e faça o revezamento. No final, quem ganhou mais rodadas será o vencedor. Se houve mais de um ganhador, use um dos sets de dominó para fazer uma “negra”.

2) Vários alunos, poucas palavras

Quem assiste também aprende e participa, faça um círculo em volta dos 4 jogadores e enquanto assistem os outros alunos que não estão jogando também estarão aprendendo.

Se são poucas palavras faça apenas um set, escolha 4 alunos para jogarem. Quando terminarem o vencedor continua com 3 jogadores novos até que todos tenham jogado.

3) Várias palavras, poucos alunos

Faça um campeonato, a cada semana leve um jogo de dominó diferente para que joguem e vá anotando a pontuação. Ao final do semestre o ganhador será o que mais pontos tiver.

Espero ter ajudado com esses artigos sobre dominós. Se você tiver alguma dúvida ou sugestões adicionais, faça seu comentário.

Na próxima postagem colocarei alguns modelos de jogos para download, assim você só terá que inserir seu conteúdo, bem como algumas sugestões para que o faça da maneira mais agradável para seus alunos.

Zailda Coirano – SOS Idiomas 

 

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