22 de ago. de 2008

Spelling Game

Não gosto de ensinar o alfabeto em inglês com a clássica canção "The Alphabet Song" porque já percebi que o aluno que aprende assim precisa cantar toda a musiquinha até chegar na letra que precisa. Ou seja, pura decorebas. Acho interessante ensinar a música DEPOIS que eles já estão dominando o alfabeto, assim já sentem-se entusiasmados por já saber o nome das letras e cantar a música.
Prefiro mesmo ensinar letra por letra, em grupos de 4 ou 5 de cada vez, e vou seguindo até que tenham aprendido todas. As que a classe tem maior dificuldade vão ficando até que elimine todas.
Quando já estão craques, é hora do joguinho para fixar.
Imprimo 25 palavras com letra bem grande e depois as colo em pedaços de cartolina (um pouco maior que uma folha de A4 cortada em 5 tiras (com o papel na vertical, cortando na horizontal). Procuro colocar palavras que já conheçam, mas que sejam longas e no conjunto que contenham todas as letras do alfabeto.
Segue uma sugestão a seguir (foi o que usei da última vez):

BACKPACK
HOT DOG
SANDWICH
PICNIC
BIG STADIUM
CHEESEBURGER
MRS. STRICKLAND
THE ROBINSONS
CAR SALESMAN
NEW TEACHER
OLD ERASER
SALLY SIMONS
LEROY BROWN
BREAKFAST
APPLE PIE
SCHOOL TIME
NEIGHBOR
SPELLING GAME
BLACKBOARD
BRAZILIAN DOG
TALL STUDENT
ORANGE JUICE
RED PENCIL
DOUGHNUT
PHONE NUMBER

Vou pedindo aos alunos, cada um de uma vez, que soletrem as palavras, e à medida que vão acertando vou tirando-as de lado, as que não acertam coloco novamente no final para serem soletradas por outro aluno.
Quando conseguiram soletrar corretamente todas as palavras, passo para a segunda parte do jogo, que para eles é a mais divertida: coloco um aluno na frente da sala, de costas para a classe, e peço a um aluno que soletre uma das palavras. Se o aluno que está na frente da sala conseguir dizer a palavra que ele está soletrando, os dois ganham um ponto, se não conseguir, substituo primeiro quem soletrou e depois quem está na frente da sala, até que uma dupla consiga.
Essa brincadeira pode tomar bastante tempo, dependendo do número de alunos, portanto pode ser dividida, num dia você mostra as palavras, pede a eles que estudem em casa e em outro dia faz a segunda parte do jogo.
Costumo premiar os ganhadores e não é necessário que seja algo caro, pode ser um bombom, algumas balas, alguns adesivos, etc. O que os deixará contentes na verdade será vencer o jogo e ganhar o prêmio.
Costumo ensinar a música só depois de fazer o jogo com a classe e o resultado tem sido muito bom, normalmente todos da classe aprendem com facilidade dessa maneira.

(zailda coirano)


Gostou do blog? - DIVULGUE
Tem algo a dizer? - COMENTE
Quer falar comigo? - CONTATO

Um comentário:

  1. Bom dia!

    Achei sue blog muito bonito, e com conteúdo diversificado, estarei le add, no meu, se quiser passa por lá!

    Bjs

    Diana

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...