Essa dinâmica é boa para classes que estão iniciando o ano ou o semestre, onde nem todos se conhecem ou sabem direito os nomes uns dos outros. Ideal também para classes iniciantes de inglês, logo depois de ensinar os pronomes (singular) e o verbo "to be".
Preparação:
Corto pedaços de cartolina de mais ou menos 10 X 10 cm e colo figuras ou desenhos de alguns objetos que os alunos já conheçam em inglês. Se o seu objetivo não é treinar os pronomes mas só criar um ambiente mais agradável em algum grupo, as figuras também servem, mesmo que eles as usem em português.
O jogo:
Distribuo os quadrados aos alunos virados para baixo até que eu explique o jogo. Quando todos já estão com seus quadrados virados para baixo eu peço que virem para olhar o que pegaram mas sem que o companheiro do lado o veja.
Eu também tenho o meu quadrado, e se peguei por exemplo a figura de uma casa, mostro o quadrado aos alunos e digo:
- I'm Zailda, and I'm a house.
O próximo aluno (que escolho de forma aleatória para complicar) deve apontar para mim, mostrar o quadrado que pegou e dizer:
- You're Zailda, you're a house. I'm ......... and I'm a dog (a figura que pegou).
O próximo aluno deve apontar para mim e dizer:
- You're Zailda, you're a house. (Aí aponta para o aluno que falou depois de mim e diz:) He (or she) is ...... and he (or she) is a dog. I'm .......... and I'm an eraser.
E assim segue a brincadeira, cada aluno tem que reproduzir tudo o que eu e os outros que vieram antes dele dissemos, na mesma ordem em que falamos, mudando os pronomes, e vai ficando mais difícil à medida que os alunos vão falando seus nomes e o objeto, e os próximos vão sendo obrigados a guardar os nomes dos outros, o nome dos objetos que mostram, bem como usar os pronomes e o verbo "to be" (I am, you are, he is, she is). O último aluno tem que apontar um por um e dizer nome e objeto que representa.
Esse jogo ajuda não só para que aprendam a usar os pronomes de forma correta (por isso é tão importante que apontem para os outros e para mim, quando vão falar) e também para fixar vocabulário, porque os alunos só podem ajudar quem está falando mostrando o quadrado com o objeto, não podem falar nada.
(zailda coirano)
Muito bom! Adorei o seu blog.
ResponderExcluirprofª Indi.
Muito interessante,vou usar com meus alunos do 4º ano.Obrigada
ResponderExcluirMuito Bom!!!
ResponderExcluirBoa Tarde!!!!
ResponderExcluirPreciso de seu auxilio para saber o que fazer em meu primeiro dia de aula com uma turma de 2º ano.
Por favor me ajude....
Professora Sheila
EXCELENTE SEU BLOG!!!
ResponderExcluirTrabalho com alunos que possuem deficiência intelectual, e as dinâmicas auxiliam na compreensão de conceitos de forma lúdica e prazerosa.
Adorei...