23 de ago. de 2008

Jogo da Memória

Essa dinâmica é boa para classes que estão iniciando o ano ou o semestre, onde nem todos se conhecem ou sabem direito os nomes uns dos outros. Ideal também para classes iniciantes de inglês, logo depois de ensinar os pronomes (singular) e o verbo "to be".

Preparação:

Corto pedaços de cartolina de mais ou menos 10 X 10 cm e colo figuras ou desenhos de alguns objetos que os alunos já conheçam em inglês. Se o seu objetivo não é treinar os pronomes mas só criar um ambiente mais agradável em algum grupo, as figuras também servem, mesmo que eles as usem em português.

O jogo:

Distribuo os quadrados aos alunos virados para baixo até que eu explique o jogo. Quando todos já estão com seus quadrados virados para baixo eu peço que virem para olhar o que pegaram mas sem que o companheiro do lado o veja.

Eu também tenho o meu quadrado, e se peguei por exemplo a figura de uma casa, mostro o quadrado aos alunos e digo:

- I'm Zailda, and I'm a house.

O próximo aluno (que escolho de forma aleatória para complicar) deve apontar para mim, mostrar o quadrado que pegou e dizer:

- You're Zailda, you're a house. I'm ......... and I'm a dog (a figura que pegou).

O próximo aluno deve apontar para mim e dizer:

- You're Zailda, you're a house. (Aí aponta para o aluno que falou depois de mim e diz:) He (or she) is ...... and he (or she) is a dog. I'm .......... and I'm an eraser.

E assim segue a brincadeira, cada aluno tem que reproduzir tudo o que eu e os outros que vieram antes dele dissemos, na mesma ordem em que falamos, mudando os pronomes, e vai ficando mais difícil à medida que os alunos vão falando seus nomes e o objeto, e os próximos vão sendo obrigados a guardar os nomes dos outros, o nome dos objetos que mostram, bem como usar os pronomes e o verbo "to be" (I am, you are, he is, she is). O último aluno tem que apontar um por um e dizer nome e objeto que representa.

Esse jogo ajuda não só para que aprendam a usar os pronomes de forma correta (por isso é tão importante que apontem para os outros e para mim, quando vão falar) e também para fixar vocabulário, porque os alunos só podem ajudar quem está falando mostrando o quadrado com o objeto, não podem falar nada.

(zailda coirano)



Gostou do blog? - DIVULGUE
Tem algo a dizer? - COMENTE
Quer falar comigo? - CONTATO

5 comentários:

  1. Muito bom! Adorei o seu blog.
    profª Indi.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante,vou usar com meus alunos do 4º ano.Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde!!!!
    Preciso de seu auxilio para saber o que fazer em meu primeiro dia de aula com uma turma de 2º ano.
    Por favor me ajude....


    Professora Sheila

    ResponderExcluir
  4. EXCELENTE SEU BLOG!!!
    Trabalho com alunos que possuem deficiência intelectual, e as dinâmicas auxiliam na compreensão de conceitos de forma lúdica e prazerosa.

    Adorei...

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...