13 de mar. de 2009

Board games

Encontrei uma forma nova de brincar com os alunos e fazer com que aprendam com mais facilidade, enquanto brincam. Quer dizer, a fórmula é nova para mim porque eu já tinha visto alguns professores preparando algo no gênero, se bem que de forma bastante improvisada. Eu não gosto de improvisações, do tipo arrancar folha do caderno e rabiscar qualquer coisa, acho que o legal é fazer direito, então tornei-me uma nova viciada e jogos de tabuleiro porque as possibilidades são praticamente infinitas e logo que comecei a usar percebi que os alunos aprovaram a idéia.

Como eu disse, não gosto de nada improvisado, comecei a fazer os tabuleiros (board games) em sites que ajudam a fazer e imprimir, mas logo depois fiquei cansada das limitações que eles impõem e resolvi criar os meus - e deu certo. Claro que não é assim aquela Brastemp, mas para começar e para o fim a que se destina está muito bem, obrigada.

Comecei traçando uma 'carcaça' que estou usando para fazer os próximos board games, assim poupo tempo porque eu detesto fazer a mesma coisa um monte de vezes sem fim. Com a carcaça pronta, cada vez que vou fazer um novo board game eu simplesmente a copio e colo no documento novo e parto daí.

Para configurar é fácil, basta clicar dentro dos quadrados e inserir texto ou figuras. Se inserir figuras o aluno tem que dizer algo sobre elas ou se forem frases tem que repetir, ou ler. Quem cria as regras do jogo é você e antes de começarem a jogar você vai explicá-las. A pontuação, quanto vale cada questão, e outras regras assim, você também já define logo de início. Mas para começar está aí a carcaça, basta clicar no link para fazer o download. Não é grande coisa mas tem me ajudado bastante. Você pode enfeitar colocando um fundo na página, ou figuras em volta do board game. Quem define o limite é sua imaginação - ou quanta tinta você está disposto a gastar.

Nas primeiras eu imprimi em papel normal, colei em papel cartão e depois passei contact por cima, mas isso tudo dá muito trabalho. Agora estou imprimindo direto numa daquelas folhas mais grossas do Filipaper e ponto. Se ficar feio com o uso eu imprimo de novo, dá menos trabalho e gasta menos material que ficar colando e passando contact. E depois eu não sou muito boa nessas coisas porque não tenho muita paciência. O que eu quero é ver a coisa pronta o mais rápido possível, então esse método para mim é mais eficiente.

Se você não quiser gastar muita tinta botando muitas figuras, compre uma cartela de adesivos e cole depois de pronto. Com certeza seus alunos vão adorar.

Os board games prontos que estou fazendo vou publicar no site SOS - INGLÊS ONLINE, para o caso de você querer já alguma coisa pronta, sem ter que fazer nada, só imprimir. Depois conte o que seus alunos acharam e o que você achou do aproveitamento deles do jogo, ok? Vamos compartilhar experiências. Para download da carcaça, clique nos links abaixo:


assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

2 comentários:

  1. Olá! Deixamos, em Germinal – Educação e Trabalho, um Prêmio Dardos para seu blog. Caso considere interessante, passe por lá.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Zailda!
    Estou muito curiosa para conhecer o seu modelo de Board Game, mas o link não abre. Você poderia postar novamente?
    Grata,
    Monica

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...