10 de out de 2010

Dominó

Quem trabalha com idiomas sabe da importância de se ajudar o aluno a “ligar o nome à pessoa”. Alguns professores trabalham exclusivamente com tradução, mas a tradução acrescenta um estágio ao entendimento: para acessar a palavra em inglês ou espanhol o aluno liga-a à palavra em português e essa está ligada à figura. Quando ouve a palavra “book” o que se passa na cabeça do aluno condicionado à tradução (se ele aprendeu direito) é o seguinte:

esquema memorização

Se o aluno vir um livro e quiser falar essa palavra em inglês, terá que executar o caminho inverso em seu cérebro. Sempre que conseguimos ligar a palavra no idioma que ensinamos diretamente à imagem, estamos dando um passo à frente para tornar esse aluno fluente e para que domine o idioma. O que se verifica no cérebro do aluno que relaciona a palavra nova diretamente à imagem é um encurtamento do acesso à essa palavra no cérebro, e o esquema de acesso à ela é mais ou menos o que se vê abaixo:

esquema memorização 2

Como se pode imaginar esse “encurtamento” do caminho de acesso à palavra também encurta consideravelmente o tempo, já que para executar essa simples operação, milhões de neurônios são envolvidos em operações complexas.

Uma das formas que podemos utilizar para ajudar o aluno a estabelecer essa relação direta entre a palavra e seu significado, sem ter que passar por sua “língua-mãe” é o dominó.

Para preparar o dominó, usamos 7 palavras e seguimos o mesmo esquema de um domínó tradicional: cada uma deve ser repetida 7 vezes nas 28 peças.

Como fazer

Selecione 7 palavras com conceitos não-abstratos. As que forem mais difíceis (pronúncia ou ortografia) devem ser repetidas 4 vezes em forma escrita e 3 em forma de figura. As outras devem ser divididas 3 vezes em forma escrita e 4 em forma de figura.

Prepare uma “tabela” com 4 X 7 num documento do word (futuramente publicarei alguns templates já prontos), "espiche-a o quanto for necessário para que fiquem 2 dominós deitados em cada linha e abra mais uma página em branco no final. Nessa página coloque as 7 figuras e 7 caixas de texto (coloque sem fundo e sem contorno) com as 7 palavras escritas, correspondentes às 7 figuras.

Selecione 7 figuras que sejam bem representativas do que você vai ensinar ou praticar. Se é um livro, por exemplo, coloque uma figura que só contenha o livro, e de preferência use clipart e não fotos.

Agora clique em cada figura e depois dê Ctrl C e Ctrl V até ter o número que vai usar de cada uma, faça o mesmo com as caixas de texto.

Como montar

Pegue cada figura + a palavra escrita e coloque nas 6 primeiras peças do seu dominó (coloque na peça da esquerda, deixando a direita em branco e na última coloque na mesma pedra a palavra escrita do lado esquerdo e a figura do lado direito). Faça o mesmo com as outras 6 palavras e figuras, distribuindo-as primeiro nas casas que ficaram “vazias” no começo da tabela, depois iniciando outra peça colocando na parte da esquerda, e por último fazendo uma peça com a mesma frase / figura). Faça isso até acabarem as palavras, figuras e peças na tabela.

Como jogar

Divida a classe em 4 grupos, dê a cada grupo o nome de uma cor, flor, dia da semana, mês, estação do ano, etc. Os grupos devem decidir a ordem dos jogadores.

O 4 primeiros jogadores de cada grupo jogam a primeira queda, não podem falar português. Devem referir-se às pedras pelo nome delas em inglês ou espanhol.

As pedras ficam viradas para baixo na mesa, são primeiro misturadas e depois entregues aos jogadores (7 para cada um).

Quem tiver uma peça com a mesma palavra (palavra + figura) dos dois lados inicia, e devem combinar a palavra / figura ou figura / figura ou palavra / palavra da mesma forma como se joga dominó.

Ganha quem terminar as peças primeiro.

Quando o jogador não tem a peça para encaixar de um ou outro lado, passa a vez.

O grupo do ganhador da primeira rodada ganha um ponto e começa-se a próxima rodada. Ganha o grupo que tiver mais pontos no final. Ganham os alunos que aprendem. Ganha o professor que vê seu trabalho sendo recompensado pelo aprendizado e entusiasmo dos alunos.

assinatura vermelha (2)

4 comentários:

  1. oi Zailda;sou estudante de magisterio e a nossa profªde didatica geral pediu p/ nos escrevermos um livro da nossa vida;tipo desde o inicio(quando nascemos até hoje)e conforme nossa idade é o nº de paginas;mas ñ é isso q m preocupa,é d como começar,ja q temos q falar das coisass marcantes boas e ruins atéo dia d hoje ,tm como tu m ajudar ou indicar um site onde encontro dicas(ñ escrever um LIVRO d verdade,mas um livro a nivel do nosso curso)obrigada meu email:solange-borges2007@hotmail.com posso contar com tua ajuda?

    ResponderExcluir
  2. Oi Zailda, sou estudante do ultimo periodo de letras e estou começando este ano a lecionar em uma escola, e eu gostaria de umas dicas, estou totalmente perdida obrigada o meu email: tatianefpc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. OI Zailda! adorei o dominó e adoraria fazê-lo para minhas aulas, mas não entendi sua confecção. Aonde poderá ser feito? No word? Desculpe minha ignorância, mas por favor você poderia me enviar algo mais detalhado, por favor?
    E aproveitando a oportunidade, fiz um bingo diferente, com letras e com frases de música, foi um sucesso!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Sim, é um documento do word, em breve vou disponibilizar o template, aí é só inserir seu conteúdo.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...