Quem trabalha com idiomas sabe da importância de se ajudar o aluno a “ligar o nome à pessoa”. Alguns professores trabalham exclusivamente com tradução, mas a tradução acrescenta um estágio ao entendimento: para acessar a palavra em inglês ou espanhol o aluno liga-a à palavra em português e essa está ligada à figura. Quando ouve a palavra “book” o que se passa na cabeça do aluno condicionado à tradução (se ele aprendeu direito) é o seguinte:
Se o aluno vir um livro e quiser falar essa palavra em inglês, terá que executar o caminho inverso em seu cérebro. Sempre que conseguimos ligar a palavra no idioma que ensinamos diretamente à imagem, estamos dando um passo à frente para tornar esse aluno fluente e para que domine o idioma. O que se verifica no cérebro do aluno que relaciona a palavra nova diretamente à imagem é um encurtamento do acesso à essa palavra no cérebro, e o esquema de acesso à ela é mais ou menos o que se vê abaixo:
Como se pode imaginar esse “encurtamento” do caminho de acesso à palavra também encurta consideravelmente o tempo, já que para executar essa simples operação, milhões de neurônios são envolvidos em operações complexas.
Uma das formas que podemos utilizar para ajudar o aluno a estabelecer essa relação direta entre a palavra e seu significado, sem ter que passar por sua “língua-mãe” é o dominó.
Para preparar o dominó, usamos 7 palavras e seguimos o mesmo esquema de um domínó tradicional: cada uma deve ser repetida 7 vezes nas 28 peças.
Como fazer
Selecione 7 palavras com conceitos não-abstratos. As que forem mais difíceis (pronúncia ou ortografia) devem ser repetidas 4 vezes em forma escrita e 3 em forma de figura. As outras devem ser divididas 3 vezes em forma escrita e 4 em forma de figura.
Prepare uma “tabela” com 4 X 7 num documento do word (futuramente publicarei alguns templates já prontos), "espiche-a o quanto for necessário para que fiquem 2 dominós deitados em cada linha e abra mais uma página em branco no final. Nessa página coloque as 7 figuras e 7 caixas de texto (coloque sem fundo e sem contorno) com as 7 palavras escritas, correspondentes às 7 figuras.
Selecione 7 figuras que sejam bem representativas do que você vai ensinar ou praticar. Se é um livro, por exemplo, coloque uma figura que só contenha o livro, e de preferência use clipart e não fotos.
Agora clique em cada figura e depois dê Ctrl C e Ctrl V até ter o número que vai usar de cada uma, faça o mesmo com as caixas de texto.
Como montar
Pegue cada figura + a palavra escrita e coloque nas 6 primeiras peças do seu dominó (coloque na peça da esquerda, deixando a direita em branco e na última coloque na mesma pedra a palavra escrita do lado esquerdo e a figura do lado direito). Faça o mesmo com as outras 6 palavras e figuras, distribuindo-as primeiro nas casas que ficaram “vazias” no começo da tabela, depois iniciando outra peça colocando na parte da esquerda, e por último fazendo uma peça com a mesma frase / figura). Faça isso até acabarem as palavras, figuras e peças na tabela.
Como jogar
Divida a classe em 4 grupos, dê a cada grupo o nome de uma cor, flor, dia da semana, mês, estação do ano, etc. Os grupos devem decidir a ordem dos jogadores.
O 4 primeiros jogadores de cada grupo jogam a primeira queda, não podem falar português. Devem referir-se às pedras pelo nome delas em inglês ou espanhol.
As pedras ficam viradas para baixo na mesa, são primeiro misturadas e depois entregues aos jogadores (7 para cada um).
Quem tiver uma peça com a mesma palavra (palavra + figura) dos dois lados inicia, e devem combinar a palavra / figura ou figura / figura ou palavra / palavra da mesma forma como se joga dominó.
Ganha quem terminar as peças primeiro.
Quando o jogador não tem a peça para encaixar de um ou outro lado, passa a vez.
O grupo do ganhador da primeira rodada ganha um ponto e começa-se a próxima rodada. Ganha o grupo que tiver mais pontos no final. Ganham os alunos que aprendem. Ganha o professor que vê seu trabalho sendo recompensado pelo aprendizado e entusiasmo dos alunos.
oi Zailda;sou estudante de magisterio e a nossa profªde didatica geral pediu p/ nos escrevermos um livro da nossa vida;tipo desde o inicio(quando nascemos até hoje)e conforme nossa idade é o nº de paginas;mas ñ é isso q m preocupa,é d como começar,ja q temos q falar das coisass marcantes boas e ruins atéo dia d hoje ,tm como tu m ajudar ou indicar um site onde encontro dicas(ñ escrever um LIVRO d verdade,mas um livro a nivel do nosso curso)obrigada meu email:solange-borges2007@hotmail.com posso contar com tua ajuda?
ResponderExcluirOi Zailda, sou estudante do ultimo periodo de letras e estou começando este ano a lecionar em uma escola, e eu gostaria de umas dicas, estou totalmente perdida obrigada o meu email: tatianefpc@hotmail.com
ResponderExcluirOI Zailda! adorei o dominó e adoraria fazê-lo para minhas aulas, mas não entendi sua confecção. Aonde poderá ser feito? No word? Desculpe minha ignorância, mas por favor você poderia me enviar algo mais detalhado, por favor?
ResponderExcluirE aproveitando a oportunidade, fiz um bingo diferente, com letras e com frases de música, foi um sucesso!
Obrigada!
Sim, é um documento do word, em breve vou disponibilizar o template, aí é só inserir seu conteúdo.
ResponderExcluir