11 de out. de 2010

Jogo da memória

Ravensburger-Ben-10-Alien-Force-Memory-GameO jogo da memória é outra excelente maneira de envolver os alunos e fazer com que aprendam e memorizem sem perceber que estão “estudando”, podem até te acusar depois de ficar o tempo todo com brincadeiras e não ensinar nada (hahaha).

O bom do jogo é que se você tem várias palavras ou expressões para trabalhar, não há um limite. Você tanto pode criar um jogo com 20 palavras / figuras para um nível básico como montar um super-jogo com 70 palavras para uma revisão antes da prova de uma turma avançada.

A ideia é fazer duas peças de cada palavra, uma com a palavra escrita e outra com a figura.

Embaralhe-as voltadas para baixo e ordene-as em fileiras sobre uma mesa. Cada aluno em sua vez irá virar uma carta e tentar virar depois a outra que “combina”. Quando acerta retira as duas cartas que ficam com ele e joga novamente, virando uma carta.

Quando erra o aluno vira as cartas para baixo de novo e o próximo jogador vira uma carta.

A ideia é que memorizem a posição das cartas, para quando virarem seu par lembrarem-se de onde estava a outra que “combina” com ela.

Fiz esse jogo algumas vezes para praticar lições que tinham muito vocabulário e o resultado foi excelente. Mesmo as palavras que as turmas anteriores (que não usaram o jogo) tinham muita dificuldade para memorizar foram lembradas com facilidade depois por eles.

Voltarei ao assunto novamente, postarei também alguns exemplos e templates para facilitar porque sei que vida de professor é dura e quanto mais pudermos poupar nosso tempo, melhor.

VErmelha bonita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...