O bingo é um dos favoritos dos alunos, se bem que os mais jovens precisem de instruções precisas antes de começar a jogar porque o jogo não é tão conhecido entre crianças e adolescentes.
Quando usar
Eu costumo usar bingos quando quero fazer uma revisão de vocabulário diferente ou quando há uma lição muito longa e que os alunos terão dificuldades de memorizar. Você pode usar para fazer um “geralzão” no final do ano ou semestre, antes de uma prova importante.
Como fazer
Se você tem muitos alunos o bingo poderá ser jogado em pares ou trios (se quiser reduzir o número de cartelas e que eles ajudem uns aos outros) ou no caso de classes com alunos muito novos esse recurso de pequenos grupos também poderá ter um resultado melhor que jogado individualmente.
Para preparar as cartelas eu recomendo que você use um site ou programa porque se for fazer manualmente dará um trabalho tremendo e – pior – poderá haver cartelas repetidas, o que prejudicará o resultado do jogo. No bingo as cartelas são individuais, mesmo que contenham exatamente as mesmas palavras ou figuras, elas devem estar em posições diferentes nas cartelas.
Se você é um expert em Excel poderá fazer uma tabela e inserir um grupo de palavras (umas 30 de cada vez) e fazer com que elas troquem de lugar, fiquem “dentro” ou “fora” daquelas cartelas que irá imprimir. Eu não sou expert em Excel e nem quero gastar muito tempo tentando fazer isso mas sei que é possível, baixei uma tabela assim de um site e sempre que vou preparar um bingo (uso-o mais com turmas de inglês avançado e só com palavras, sem figuras) recorro a ele.
Alguns desses programas e sites já tem uns sets de figuras pré-montados, você só tem que clicar naquelas que vai querer nas cartelas. Para encontrar esses sites que fornecem o serviço, digite na busca do Google: “bingo maker”.
Como montar e jogar
Há dois tipos de bingo de vocabulário: com figuras ou com palavras. No de palavras o professor vai lendo definições e os alunos marcam a palavra que corresponde à definição na cartela, é o tipo mais indicado para alunos de nível avançado.
Para alunos de nível básico e intermediário, as cartelas com figuras (apesar de serem mais onerosas) agradam mais e têm melhor resultado. Nesse caso o professor lê a palavra e os alunos marcam a figura correspondente.
Em vez dos tradicionais números, sorteie as definições (impressas em papel pequeno e dobradas dentro de uma caixa) ou as palavras. Aconselho a fazer cada set com no máximo 30 palavras e dar sempre um prêmio, que será anunciado antes. Pode ser uma caneta, um apontador, um estojo. O importante é que haja um prêmio.
Se você tem mais de 30 palavras, divida-as em grupos de 30, cada grupo sendo uma rodada. Para cada rodada você terá que usar cartelas diferentes e definições (palavras) para sorteio diferentes.
O aluno que preencher uma coluna (todas as palavras marcadas) na horizontal, diagonal ou vertical deve gritar “bingo” e se for confirmado que realmente acertou todas, ganhará o prêmio daquela rodada.
Se você não tem muito tempo ou tem umas 40 palavras, faça uma rodada só e depois (sem trocar as cartelas) já faça uma rodada “cartela cheia”, ganha quem marcar todas as palavras da cartela primeiro. Pode acontecer de haver mais um ganhador, dependendo de como foram feitas as cartelas e como foram tiradas (sequência).
Sugestões de uso
Não precisa ser usado apenas para idiomas, pode-se usar para praticamente qualquer coisa: resultados de tabuada, ossos do corpo humano, personagens históricos, países e capitais, acidentes geográficos, símbolos químicos (nesse caso o professor lê o nome do elemento, o aluno marca o símbolo que está na cartela). Praticamente qualquer matéria pode ser revisada.
Também pode-se revisar gramática, o professor lê uma frase e o aluno marca (se tiver) o verbo no tempo correto que completaria a frase. Ou o comparativo correto, e assim por diante.
Vou preparar alguns bingos futuramente e os disponibilizarei aqui. Aceito sugestões.
Parabéns pelo blog, encontrei ele nas minhas pesquisas da net e adorei!!!!!!! Inclusive, esse post sobre o bingo me foi bem útil para meus planejamentos dos próximos bimestres, muito interessante.
ResponderExcluirZailda, eu indiquei este teu post no meu blog, coloquei um pedacinho do texto, o nome do teu blog e o endereço dele para as pessoas que se interessarem pelo assunto da postagem, clicarem para ler o conteúdo original e completo aqui ... gostaria que você desse uma olhadinha para ver se você está de acordo com a forma que postei:
http://docencialp.blogspot.com/2011/03/o-uso-do-bingo-em-sala-de-aula.html
Mais uma vez parabéns! E ganhou uma seguidora!
Abraços docentes!
Parabéns,eu estava sem sugestões,até encontrar esse blog maravilhoso.
ResponderExcluirParabéns!