Essa dinâmica serve não só para a primeira aula em classes onde os alunos não se conhecem, como também para promover o entrosamento no primeiro dia de um curso ou encontro, por exemplo.
Os adultos e adolescentes são tímidos por natureza e precisam de “uma mãozinha” para quebrarem o gelo e apresentarem-se. Essa é uma forma divertida de conseguir que se conheçam ou que tenham o primeiro contato. A vantagem é que a música ajuda a desinibir, então esse contato será muito mais fácil.
Em primeiro lugar escolha uma música – ou várias, se houver bastante gente e tempo disponível – bem animadas. Peça que formem dois círculos, um dentro do outro, de mãos dadas. No círculo de fora devem virar-se para o interior do círculo e ir em uma direção; no círculo de dentro devem virar-se para o exterior e girar na direção contrária.
Dessa forma estarão virados uns para os outros. Os dois círculos devem ter mais ou menos o mesmo número de pessoas, então você pode primeiro formar duas filas, uma de cada lado da classe e pedir que se organizem, metade em cada uma. Peça que a fila da esquerda forme o círculo de dentro e que a fila da direita forme o círculo de fora.
O importante é que estejam de mãos dadas, e que girem em direções contrárias, um círculo de frente para o outro.
O professor começa a tocar a música, as filas vão dançando uma na direção contrária à outra. Toque por alguns segundos e pare, quando a música parar eles devem soltar as mãos e apresentar-se para a pessoa que estiver de frente para ele no momento em que a música parou. Podem dizer o nome, a idade, ou qualquer coisa que os identifique.
Dê alguns segundos para que se apresentem e toque de novo, eles devem dar as mãos e continuar girando até a música parar de novo, quando se apresentarão para quem estiver de frente para eles dessa vez.
Continue assim até que a música tenha parado e recomeçado várias vezes, de acordo com o número de participantes e o tempo disponível.
Zailda Coirano
Nesse artigo você aprendeu a preparar uma dinâmica de apresentação com música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!