11 de mar. de 2012

Formação de grupos

A hora de formar grupos é um problema, essa é uma forma que além de reduzir o “trabalho” e o tempo que os alunos gastam para formar grupos, ajuda a praticar o que aprenderam ao mesmo tempo.

Se você é professor de biologia e quer formar 4 grupos de 5 alunos, escreva numa folha 5 nomes de ossos, 5 nomes de órgãos, 5 elementos da célula, e assim por diante. Corte os nomes e dobre, entregue aos alunos. Cada aluno formará grupo com os outros alunos que tiraram nomes que “combinam”.

Quando formarem os grupos, peça a cada grupo que explique porque estão juntos. Eles devem dizer: porque pegamos nomes de ossos, por exemplo.

Dependendo dos tópicos ensinados o professor pode usar nomes que tenham algo em comum e os alunos terão que descobrir do que se trata. Gastarão tempo, é verdade, mas não será em vão. Será uma revisão do que aprenderam.

Da mesma forma um professor de idiomas poderá colocar 5 utensílios da cozinha, 5 objetos escolares, 5 partes do corpo, e assim por diante. O professor de geografia colocará 5 países, 5 tipos de solo, e assim por diante. Se for literatura, 5 escritores importantes de cada período. Ou 5 obras de cada autor.

O que você vai usar para que os alunos pratiquem depende do que ensinou, do que quer que pratiquem. Pode fazer isso cada vez que for trabalhar em grupo, usar o mesmo grupo durante o mês todo e depois trocar, praticando outros tópicos.

Zailda Coirano

Nesse artigo você aprendeu como formar grupos e praticar a matéria ao mesmo tempo.

Website   Loja Virtual   Web Rádio   Facebook   Twitter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...