14 de mar. de 2012

Papéis trocados

Esse jogo é muito usado em grupos e em psicanálise,  costuma surtir bons resultados. Em aulas de idiomas ele também fornecerá prática oral e auditiva, porque será realizado no idioma ensinado.

O jogo consiste em criar duplas, e um dos alunos terá seu papel invertido. Por exemplo: ele será o pai do outro aluno (quando na verdade é filho na “vida real”), ou será professor do outro aluno, ou médico e outro será seu paciente.

A brincadeira consiste em criar diálogos possíveis, baseados em situações já vividas pelos alunos. Deverão apresentar-se à classe se houver tempo podem inverter os papéis novamente (quem é aluno vira professor, o médico da dupla vira paciente, etc.). O importante é que após terminar, os alunos devem dizer o que sentiram, como é ser professor, médico, etc.

Se possível, peça aos alunos para escreverem sobre a experiência, o que mudou na imagem que tinham das pessoas no papel que representaram, etc.

O professor também pode propor situações, em turmas mais avançadas:

- você é médico e o paciente está aqui porque não tomou o remédio que você receitou e piorou.

- você é professor e seu aluno não fez a tarefa.

- você é pai e pegou seu filho fumando no quarto.

E assim por diante.

Zailda Coirano

Neste artigo você aprendeu como inverter os papéis para que os alunos se conscientizem de outro ponto-de-vista.

Website   Loja Virtual   Web Rádio   Facebook @zaildacoirano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...