Muitas atividades sugeridas aqui, como os role-playings, sugerem a formação de pares. Quando pedimos aos alunos que formem pares o que acontece é que ou eles formam sempre os mesmos e sempre sobram 3 alunos que ficaram de lado, ou eles fazem a maior muvuca e acabam gastando minutos preciosos que poderiam ser usados de uma maneira mais proveitosa.
Pensando nisso eu nunca digo “vamos formar pares”. Eu sempre faço joguinhos da memória, em um cartão ponho uma figura e no outro o nome do objeto, então quando vou formar par embaralho as cartinhas, dou uma a cada um e peço para procurarem seu par.
Ah, dirá você, mas eles vão perder muito tempo da mesma maneira. Mas acontece que esse tempo não será “perdido” por dois motivos:
1) Enquanto procuram seu par também estão praticando o que aprenderam.
2) Formarão par com alunos que não escolheriam se fossem formar da maneira deles, promovendo assim uma maior integração dos alunos.
Essa sugestão também pode ser usada com alunos no primeiro dia de aula, para que se conheçam. Passe os cartões e depois uma ficha para que cada um entreviste seu par. Depois é só recolher as fichas com as informações preciosas sobre seus alunos que você poderá usar na hora de preparar sua aula.
Zailda Coirano
Nessa postagem você viu algumas sugestões para criar pares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!