26 de nov de 2008

ABC

Esse jogo trabalha vocabulário, pronúncia e agilidade mental, ideal para turmas intermediárias ou avançadas.

Divida a turma em dois grupos ou faça uma competição individual. No caso de competição individual, ponha os alunos em círculos e vá apontando um por um na sequência para participar. No caso de grupos vá apontando alunos cada vez de um grupo.

Você começa dizendo, por exemplo: "in the fridge" e diz uma coisa que possa estar na geladeira começando com a letra a "apple", por exemplo. O próximo deve dizer algo que possa estar na geladeira começando com a letra b, e assim até alguém errar ou não conseguir lembrar de algo com a letra na sequência.

No caso de competição em grupos, cada vez que alguém erra o grupo contrário ganha um ponto, no caso da competição individual o aluno sai do jogo, continuando apenas os que vão acertando. Toda vez que alguém errar o jogo continua do próximo, com nova definição "at school", por exemplo, mas continua da letra onde parou e não da letra a.

Normalmente os alunos gostam dessa brincadeira e dão boas risadas, são obrigados a forçar a memória para lembrar palavras que façam sentido dentro do contexto.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

21 de nov de 2008

Enquetes

Vote nas enquetes do rodapé do blog, assim saberei o tipo de atividades que vocês procuram por aqui e poderei direcioná-los para sites que contenham o que buscam.

Algumas enquetes serão apenas para traçar um perfil do leitor, e dessa forma adequar o blog a ele. Responda as enquetes para que o blog fique com a sua cara!

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

20 de nov de 2008

Bingo

Esse jogo funciona quando você tem um número muito grande de palavras que quer trabalhar. Agora me parece uma ocasião ótima, já que estamos no final do ano e as provas se aproximam.

Faça cartelinhas de bingo em número igual ao de alunos, ou então em uma quantidade que dê 2 para cada, dependendo do tempo disponível que você tenha para o jogo. No lugar dos tradicionais números que vão nas cartelas do bingo, coloque as palavras que pretende trabalhar.

Faça fichinhas com as definições de cada palavra constante nas cartelas e tome o cuidado de não repetir nenhuma palavra nas cartelas. Vá sorteando as definições e à medida que você as vai lendo, o aluno que tem a palavra correspondente à definição deve dizê-la em voz alta. Se a resposta estiver correta, ele marca o quadrinho correspondente à palavra em sua cartela.

O jogo funciona como nos bingos tradicionais, o primeiro que fechar uma carreira ganha a partida. Como nos bingos, convém que a cada rodada você sorteie um prêmio, que não precisa ser algo de muito valor, só alguma coisa para estimulá-los.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

16 de nov de 2008

Mudanças no blog

Mudei o layout do blog para que ficasse mais fácil a sua navegação e com um visual mais "clean" e menos cansativo.

Também achei que por ser um site de brincadeiras o visual estava muito sério. Com esse novo layout fica mais fácil organizar e há mais espaço para colocar avisos, enquetes, fotos, etc.

Espero que o novo visual agrade a todos e que facilite na hora de encontrar o que está procurando. Estou dando uma atenção especial a esse blog porque tenho recebido muitos pedidos e vou atender a todos, na medida do possível. Com a chegada das férias ficará mais fácil postar e responder aos emails que tenho recebido e os comentários a respeito desse blog no Questão de Classe.

Se por acaso você procura algo e não consegue encontrar, ou precisa de um jogo específico, entre em contato comigo.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

14 de nov de 2008

I'm addicted to...

Peço a um aluno que seja aficcionado de algum esporte ou atividade que dirija-se ao centro da sala e peço aos outros que lhe façam perguntas tentando descobrir do que ele gosta.

Para que a brincadeira dê certo, antes peço ao aluno que pesquise na internet sobre a atividade que gosta para saber os termos em inglês ou espanhol que são usados na área e lhe peço que não comente nada com ninguém.

Quando eles conseguem descobrir a atividade favorita do colega, peço a ele que explique aos outros tudo sobre ela. É interessante porque o aluno tem o maior prazer em pesquisar e explicar sobre o que gosta e a aula fica diferente, mais próxima da realidade deles.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

13 de nov de 2008

Cenas de filme em sala de aula

É interessante passar cenas de filmes que contenham vocabulário estudado em sala, porque assim seus alunos percebem que o vocabulário ensinado é mesmo usado por nativos, além de aumentar sua percepção sobre como e onde empregá-los.

Além disso os alunos gostam dessas "sessões improvisadas de cinema", ainda mais se tiver refrigerante e pipoca. Para eles é um momento de diversão, acham que não estão tendo aula.

Na verdade estão aprendendo, e você poderá potencializar esse aprendizado se após a apresentação der a eles um pequeno questionário para checar o que aprenderam, o que acharam, o que perceberam do vocabulário, etc.

Hollywood é farta em gêneros e com certeza eles sentirão prazer vendo seus artistas favoritos dizendo as frases que aprenderam em sala de aula.

Posteriormente publicarei links para baixar programas para editar vídeos, assim você poderá gravar todos os trechos que deseja trabalhar em um DVD e usar quando tiver oportunidade.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

12 de nov de 2008

Corrigindo erros

Essa atividade costuma distrair os alunos e também ajudá-los em redação e erros de gramática e ortografia. Costumo colocá-los para fazer essa atividade em grupos ou em duplas, assim um ajuda o outro.

Apresento-lhes uma folha com cerca de 10 frases contendo todos os tipos de erros (ortografia, uso, gramática, sentido, etc) e dou a eles 15 ou 20 minutos para identificar todos. Depois peço que reescrevam as frases de forma correta.

Para que a atividade fique divertida coloco algumas frases sem pé nem cabeça ou que contenham um significado dúbio, assim eles se divertem enquanto aprendem.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

11 de nov de 2008

Programas para criar sopas de letras

Nesse link do Terra Downloads você encontrará diversos programas que gerarão sopas de letras de acordo com suas necessidades. Você pode inserir nas sopas de letras as palavras que deseja que seus alunos exercitem, e poderá também escolher o nível de dificuldade, quantas fileiras haverá, se haverá palavras em direção inversa, etc. Eu uso um programa desse tipo e crio sopas de letras para alunos de todos os níveis, tanto de inglês quanto espanhol, e eles sempre me pedem que faça mais.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

10 de nov de 2008

Sopa de letras

Há vários sites que fornecem sopas de letras prontas, ou você pode baixar um programa que gere suas próprias sopas de letras, usando o vocabulário que você deseja trabalhar com eles. Os alunos gostam dessa atividade e há programas fáceis de usar, criando sopas de letras interessantes e em todos os sentidos que os mantenha ocupados por algum tempo divertindo-se e identificando as palavras que você deseja usar.

Como auxílio adicional no jogo, você pode em vez de colocar as palavras que estão na sopa e que eles têm que identificar, colocar apenas definições das palavras que terão que encontrar. Só tenha o cuidado de não colocar muitas palavras ou de dificultar muito se terá pouco tempo para jogar com eles. Se o passa-tempo for muito difícil ou se tiverem pouco tempo a atividade perde o sentido e eles podem sentir-se frustrados por não terem encontrado todas as palavras.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

9 de nov de 2008

Palavras ocultas

Para os alunos de nível avançado de inglês e espanhol esse jogo é muito interessante e desenvolve a capacidade de interpretação de textos. Escolha um texto que contenha palavras que eles conheçam ou então palavras que deseja ensinar. No caso de conter palavras novas que deseja ensinar, você poderá colocar um "vocabulário" com o significado das palavras novas. Isso é opcional, depende do tipo de trabalho que deseja fazer, do nível de dificuldade das palavras e do texto e também do tempo disponível que você tem para executar esse trabalho.

Edite o texto, trocando a ordem das palavras novas ou substituindo-as por uma única palavra-chave. Depois explique que eles terão que descobrir o lugar correto de cada palavra para dar sentido lógico ao texto.

Meus alunos gostam desse tipo de atividade e esse é um exercício muito bom tanto para aprender palavras novas (deduzindo seu significado ou forma de uso) ou para fixar vocabulário previamente ensinado.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...