3 de jan. de 2009

Jogo da memória - baralho



O jogo da memória é sempre útil quando temos muitas palavras para trabalhar em determinada lição. Eu já expliquei aqui como fazer um jogo da memória com DVD e hoje vou explicar como fazer um baralho para jogo da memória.

Dá um pouco de trabalho mas você poderá usar esse mesmo baralho sempre que for dar a mesma lição, ou usar de novo no final do ano para fazer a revisão. O ideal é fazer com papelão ou com qualquer material grosso, pode ser com isopor também. Você vai ter que cortar 2 quadrados de isopor para cada palavra que quer trabalhar.

Para cada palavra, em 1 quadradinho você coloca a palavra escrita e no outro, a figura. Você vai formando os pares de palavras e figuras até o baralho ficar pronto e você já ter todas as palavras.

Para jogar você pode formar 2 grupos de alunos, os alunos do grupo A jogam contra os alunos do grupo B. Você escolhe 1 aluno de cada grupo e coloca todas as cartas de seu baralho com as figuras e palavras de cabeça para baixo, de formas que eles não possam ver o que está na carta de baralho. O primeiro aluno vira duas, tentando formar par. Se forem diferentes, vira a carta do jeito que estava de novo e eles têm que ir memorizando o lugar onde estão.

Quando o aluno acerta, fica com as duas cartas e tem o direito de virar mais duas cartas, até acabarem todas. Terminando o jogo, 2 outros alunos entram e os grupos vão fazendo seus pontos. Cada aluno que ganha, o grupo dele ganha um ponto.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Um comentário:

  1. Oi professora td bem !??
    muito legal esse joguinho..
    vou fazer e levar para a escola
    para os alunos do primario.
    estou no terceiro ano
    e estava a procura de um joguinho asim..
    obrigado.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...