8 de fev. de 2012

Celular na escola

celularProvavelmente você está pensando nas restrições ao uso do celular na sala de aula, mas a ideia dessa postagem é bem diferente: trata-se de usar o celular como aliado no ensino, promovendo-o à “ferramenta de trabalho”. Como dizem os americanos, “se não pode vencê-los, junte-se a eles”.

Já descrevi aqui um projeto escolar usando o celular (leia a postagem Projeto Family – com celular) e vários professores entraram em contato comigo pedindo mais detalhes e outros projetos similares, então resolvi colocar aqui no blog as ideias que tenho a respeito.

Quem tem alunos adolescentes sabe que o celular pode tornar-se uma arma poderosa quando se trata de procurar recursos para ensinar e praticar os tópicos que fazem parte do programa a cumprir, já que uma boa parte desses estudantes têm verdadeira fixação no aparelho, que não largam nem por decreto presidencial.

Temos então duas opções:

a) Brigamos para manter o celular fora da sala de aula.

b) Adotamos o celular como auxiliar no ensino, aproveitando seus recursos (câmera, editor de mensagens, Bluetooth, etc.).

Quem ensina um idioma pode, por exemplo, ensinar seus alunos a ajustarem seu editor de mensagens para o idioma que estão aprendendo e dessa forma usar o celular como corretor ortográfico ao escrever um texto.

Vamos então pedir aos alunos que escrevam um texto pequeno contando sobre seus sonhos e expectativas para o futuro. Podemos usar a matéria que ensinamos até o momento, pedindo que a usem em seus textos, fazendo uma lista do que deve ser incluído.

Usando o celular para corrigir eventuais “deslizes” eles terão tempo determinado para escrever o texto, e podem ser divididos em grupos para usar o mesmo aparelho, caso haja alunos que não tenham celular (pouco provável) ou que não o tenham trazido (menos provável ainda).

Para alunos que tenham celulares com mais recursos o professor pode indicar também o download de dicionários no idioma ensinado, dessa forma o celular passa de “concorrente” a “auxiliar”.

Tenho certeza que o professor criativo e que procura meios para captar a atenção e o interesse da classe encontrará outros benefícios no uso dessa tecnologia para ensinar.

Zailda Coirano

Website Loja Virtual Web Rádio Facebook Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...