17 de fev. de 2012

Dinâmicas por encomenda

emailQueridos leitores, estou com um problema que não chega a ser sério, mas que é muito chato. Eu estou recebendo alguns pedidos que não posso responder. O problema não é grave, como eu já disse, mas eu gostaria de saná-lo o mais rápido possível, e para isso conto com a compreensão e com alguns minutos do seu tempo para ler essa postagem aqui.

Eu quero muito ajudar, e antes de ter um blog eu enviava por email as dinâmicas que criava, adaptava ou usava com meus alunos. Naquele tempo eram pouco mais de uma dúzia, mas que eram todas testadas e com bom resultados obtidos.

Os anos passaram, o número de dinâmicas cresceu e eu resolvi escrever esse blog aqui, para dessa forma ajudar o maior número de pessoas, chegando aos colegas que não me conheciam e por isso não podiam me mandar emails pedindo dicas.

A coisa cresceu, a ideia foi em frente, eu vi que estava ajudando e fui postando. Agora o blog caminha para 2 milhões de visitas, com cerca de 30.000 visitas diárias.

No blog há mais de 150 artigos com jogos, dinâmicas e ideias para tornar sua aula mais interessante. Quando eu uso as dinâmicas, adapto-as ao ensino de idiomas porque eu leciono inglês, espanhol e português para estrangeiros, mas sempre deixo claro que qualquer dinâmica ou jogo podo ser adaptado (e aí entra a sua criatividade) para qualquer outra matéria.

Algumas dinâmicas aqui do blog - com as quais eu tive contato por colegas, mas percebi que teriam melhor efeito se usadas em outras matérias - já estão adaptadas para matemática, história, ciências, etc.

Há dinâmicas para motivar os alunos, para discipliná-los, para melhorar sua participação nos trabalhos em grupo. Há jogos para praticar a matéria ensinada, outros para prepará-los para aprender (atenção, concentração, memorização, etc.).

Tudo o que você precisa fazer é procurar. Para isso coloquei aí na lateral do blog abaixo de “busca” várias formas para você encontrar o que precisa. Se você não quer perder tempo procurando (mesmo que eu ache que lendo vários artigos você conseguirá ideias que o inspirarão na preparação de aulas mais divertidas), tudo bem. Abaixo de “inscrições” há várias formas de inscrever-se no blog para receber as postagens em seu email assim que forem publicadas aqui, dessa forma você só vem visitar quando algo que será útil para você for publicado.

Mas o que eu não posso fazer é enviar dinâmicas para o email de ninguém. Com 30.000 visitas diárias, imaginem quantos pedidos dessa natureza eu recebo todos os dias. Mesmo quando eu tinha aqui um formulário de pedido de dinâmicas, quando eu as tinha elas eram publicadas no blog, quem pediu só tinha que vir aqui e ler.

Se fosse para mandar por email, por que razão eu escreveria um blog? E para que serviriam essas dinâmicas todas aqui, se cada um que entrasse nem se desse nem ao trabalho de ler e procurar e simplesmente me enviasse um pedido para enviar para seu email?

Para vocês verem, essa semana recebi vários pedidos para enviar por email a “dinâmica das bexigas”. Essa dinâmica foi publicada duas vezes aqui no blog com versões diferentes, para encontrá-las basta colocar na caixinha de pesquisa na lateral do blog “bexigas” e ela vai aparecer, como o coelho do mágico sai da cartola.

Mas isso não é mágica, é lógica pura. Se eu estou num blog com dinâmicas, não seria melhor eu ler – pelo menos – as 150 que estão postadas, ou então eu procurar o que eu preciso antes de pedir o que eu quero? Infelizmente eu não posso atender e nem ao menos responder, porque são tantas as pessoas que me escrevem pedindo o que está no blog que se eu fosse responder a todos teria meu email excluído por mandar spam ou não faria mais nada. Nem me sobraria tempo para ajudar os colegas preparando outras dinâmicas.

E se eu fosse fazer isso eu iria ficar desmotivada para manter esse blog aqui…

CC assinatura

 

 

Website      Blog      Rádio      Loja Virtual      Facebook      Twitter

2 comentários:

  1. Sou um professor e quero aprender a trabalhar com os alunos de forma divertida , não fugindo do aprendizado.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...