Há muita procura de dinâmicas para usar no primeiro dia de aula e essa iniciativa demonstra que a maioria dos professores está interessada em cativar e motivar seus alunos desde o primeiro dia. O que não podemos esquecer, entretanto, é que não basta fazer uma atividade introdutória divertida e cativante se o restante da aula for chato e arrastado.
Se você começa com uma atividade motivadora e interessante, mas após esses minutos iniciais mergulha na mesmice que os alunos detestam, todo o seu esforço para conquistá-los cai por terra. Pior ainda: eles irão perceber que a dinâmica foi apenas um disfarce, como aquela bala que o farmacêutico dá às crianças antes de aplicar uma dolorida injeção.
Ninguém é bobo e se a dinâmica é usada apenas para mascarar um conteúdo apresentado de forma monótona, se as atividades que você vai apresentar são aquelas mesmas de sempre, está na cara que essa primeira boa impressão irá esvair-se como fumaça no ar.
Para evitar que isso aconteça sua preocupação não deve ser apenas com os primeiros minutos da primeira aula, mas para toda a sua primeira aula e todas as outras que virão depois dela.
Quantas vezes um rosto bonito ou um sorriso simpático nos conquista, mas após alguns minutos de conversa descobrimos que o dono ou a dona daquele visual tão bonito ou daquele rosto tão simpático na verdade não é nada daquilo que imaginamos? Não vamos nós também encantar nossos alunos para “desencantá-los” no minuto seguinte. Todos os relacionamentos – e aí também se inclui o de professor x aluno – deve ser construído e fortalecido a cada dia. Para que isso aconteça da melhor forma possível temos que mostrar coerência em nossas atitudes.
De nada adianta distribuir sorrisos e gracinhas no primeiro dia, fazer um jogo, deixá-los à vontade e depois agir como se eles nem estivessem lá. Todas as aulas devem ser preparadas com carinho e procurando formas para inserir o conteúdo na vida dos alunos, favorecendo motivação, interesse e aprendizado.
Se você é um professor que conduz a aula com monólogos, que berra o tempo todo ou que apenas segue o livro adotado como se todos os alunos fossem iguais, seu primeiro passo deve ser rever suas atitudes, perceber formas de aproximar-se dos alunos para conseguir deles a melhor resposta possível. Fazer uma atividade divertida no primeiro dia e depois simplesmente jogar matéria aos berros só irá fazer com que eles percebam que aquele professor do primeiro dia foi um engodo, um doce dado antes do remédio de sabor desagradável.
Se você está preocupado com sua primeira aula já é um bom indício, o primeiro passo está dado. Só falta agora dar todos os outros para conseguir a mágica de conquistar seus alunos desde o primeiro momento. E que essa conquista seja eterna enquanto dure.
Zailda Coirano
Nesse artigo você aprendeu que uma dinâmica não irá fazer com que seus alunos gostem de sua aula se você não prosseguir o ano todo preparando aulas customizadas e interessantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!