Para quem tem alunos adolescentes ou adultos essa dinâmica irá ajudar para que se conheçam melhor desde o primeiro dia de aula. A preparação é simples: abra um documento do Word e crie uma lista de adjetivos com o mesmo número dos alunos em cada sala.
Depois é só imprimir e recortar, dobrar e colocar dentro de um saquinho de papel ou dentro de uma caixa.
Enquanto faz a chamada, cada aluno ao ser chamado irá retirar um papel de dentro da caixa. Se você ensina idiomas os adjetivos devem ser no idioma que ensina, dessa forma a dinâmica servirá também como uma revisão.
Se forem alunos avançados a dinâmica poderá ser no idioma ensinado, para alunos de nível elementar e intermediário ela pode ser desenvolvida em português, com os adjetivos em inglês ou espanhol.
Terminada a chamada, cada aluno deve ler o adjetivo que tirou e explicar se aplica-se a ele ou não. Por exemplo, se o aluno tirou “preguiçoso” deve explicar que não é preguiçoso porque sempre faz sua lição de casa em dia; caso contrário deve dizer que é preguiçoso porque tem dificuldade para levantar de manhã para vir para a escola, e assim por diante.
O professor pode facilitar o entendimento dos alunos tirando ele próprio um adjetivo e explicando porque aplica-se ou não a ele. Nesse caso faça um a mais para você.
Como você não conhece a classe, mas eles provavelmente se conhecem, assim que o aluno terminar de falar quem acredita que ele está dizendo a verdade deve levantar a mão. Conte quantos levantaram a mão e anote, o aluno que tiver o maior número de “pontos” (mãos levantadas) atribuídas a ele será o vencedor. Sugiro que leve algo para premiá-lo, que não precisa ser nada de muito valor: uma caneta, um bombom ou um pacote de balas serão suficientes.
Zailda Coirano
Website │ Loja Virtual │ Web Rádio │ Facebook │ Twitter
Amei essa dinâmica. vou utilizá-la em mhas aulas.
ResponderExcluirBjs
Se puder, depois compartilhe conosco como foi a experiência.
ExcluirAbraço
Zailda
Boa noite. Gostei muito, vou usar amanhã(hj) com meus alunos.
ResponderExcluirVera Lúcia