Comentei essa semana aqui sobre o resultado das enquetes do blog, e na segunda enquete foi perguntado o objetivo das dinâmicas que os professores querem. Novamente o fator que mais influencia o professor a procurar uma dinâmica é “motivar e relaxar” os alunos.
Em segundo plano estão: introduzir matéria nova e praticar a matéria. Claro que a enquete se refere apenas às dinâmicas do blog e não aos jogos – esses mais apropriados para a prática e introdução de tópicos.
Continuando o que já foi discutido essa semana (veja a postagem anterior), vivemos na era em que o professor, além de ensinar, tem que lidar com outros fatores que os de décadas anteriores não tinham como “obrigações”:
- “competimos” com internet, videogames e TV;
- na sala temos que “convencer” os alunos a prestarem atenção e participarem das atividades, assim como desligarem celulares e outros aparelhos com os quais estão “conectados” 24 horas por dia;
- lidar com a frustração (e por vezes a ira) dos pais quando os filhos não conseguem assimilar a matéria e – portanto – são reprovados ou tiram notas abaixo da média;
- convencer pais e responsáveis de que é tarefa deles educar os filhos, e não nossa. Temos obrigação simplesmente instrutiva, ficando a parte formativa (incluindo-se aí o caráter) a cargo primordialmente dos pais;
- ajudar pais e alunos a conciliar as dezenas de tarefas e obrigações que os adolescentes e crianças têm atualmente (as quais relegam a segundo plano facilmente para acessar a internet) com seus horários.
E a aula?
Pois é, além de tudo isso aí em cima, temos que preparar aulas bem elaboradas e que prendam a atenção do aluno. Para “competir” com as atividades deles, elas precisam ser dinâmicas, interessantes e que façam o aluno sentir prazer em aprender. Se forem também desafiadoras será ótimo. Se ajudarem os alunos a pensar, melhor ainda.
Tornar essa tarefa menos árdua, provendo ideias, sugestões e trabalhos completos é a nossa proposta. Se você quer participar, dê sua sugestão enviando sua mensagem pelo formulário de contato, dê sua opinião postando um comentário e preencha o formulário no rodapé do blog para que suas necessidades sejam levadas em conta na hora da preparação das matérias do blog.
Zailda Coirano – SOS Idiomas & Digital Goods
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!