6 de jun. de 2012

Jogos de tabuleiro

Boardgame cond 3Creio que todos nós lembramos da infância, de quando brincávamos com jogos de tabuleiro como batalha naval. Eu me lembro que adorava um jogo que tinha umas notinhas de dinheiro, acho que era “banco imobiliário” ou coisa assim.

Creio que todos nós em algum momento de nossa vida já brincamos com os tabuleiros, e alguns jogos chegaram a ficar famosos, atravessando fronteiras e conquistando milhões de fanáticos.

Podemos usar os tabuleiros também para praticar a matéria que ensinamos, revisar itens de gramática e vocabulário, promover conversação e debates. São tabuleiros simples, e se você tiver um modelo poderá inserir tudo o que quer praticar sem dificuldades.

Com um tabuleiro, algumas fichas e um dado podemos fazer a alegria da garotada tanto quanto dos adultos, que se lembrarão como eu de sua infância e entrarão na brincadeira com gosto. Enquanto isso, irão aprendendo.

Como preparar um tabuleiro

Você pode fazer um tabuleiro simples com uma tabela, simplesmente numerando-o e inserindo o que quer praticar. Podem ser perguntas que o aluno terá que responder, frases para completar, figuras, o que manda é sua imaginação.

Você pode, por exemplo, colocar várias figuras que o aluno terá que nomear enquanto for jogando. Se você é professor de inglês ou espanhol de nível básico, nada melhor para praticar vocabulário e pronúncia. Se você dá aulas de geografia, umas bandeiras para que o aluno diga a qual estado pertencem; pode colocar acidentes geográficos; mapas – ou o que estiver praticando.

Se for professor de literatura, pode colocar autores ou nomes de livros para que o aluno diga se pertencem ao romantismo, realismo, etc. Pode colocar o nome de um livro para que o aluno diga o autor; pode colocar um autor para que o aluno cite um livro de sua autoria. As possibilidades são praticamente ilimitadas.

Como jogar

Uma vez pronto seu tabuleiro, divida a classe em grupos de 4 alunos. Para cada grupo dê um tabuleiro e um dado. Para cada jogador dê uma ficha ou grão de feijão.

Estabelecida a ordem em que irão jogar, posicionam-se as fichas de todos os jogadores do lado de fora do tabuleiro ou na casa “início”.

O primeiro joga o dado e vai para a casa correspondente (se tirou 3, anda 3 casas adiante). Deverá então responder ao que está na casa (ou completar, ou dizer o nome da figura, e assim por diante). Se acertar sua ficha permanece na casa; se errar volta para onde estava.

O segundo jogador faz o mesmo e assim sucessivamente, até que um deles alcance o final, e será o ganhador. Você pode acrescentar emoção colocando em algumas casas frases como:

  • perde uma rodada.
  • avance 2 casas.
  • volte uma casa.

Tempo X necessidade

O fator tempo conta muito, então não faça jogos muito longos (com muitas casas) se você tem apenas 15 minutos para jogar. Se for antes de uma prova, por exemplo, prepare vários tabuleiros e dê um diferente a cada grupo. Quando terminarem vá trocando até que todos os grupos já tenham jogado todos.

Vou falar mais dos tabuleiros na próxima postagem, siga o blog usando uma das formas de associação disponibilizadas na lateral direita para receber as atualizações.

Zailda Coirano – SOS Idiomas & Digital Goods

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...