9 de abr. de 2009

Formas de trabalhar com board games

Como há ainda algumas dúvidas sobre como trabalhar com board games, resolvi postar aqui algumas sugestões.

Board game simples: com as questões ou figuras diretamente impressas no próprio board game:

1- Divida a classe em 2 ou 3 grupos, dependendo do número de alunos. Até 20 alunos costumo dividir em 2;
2- Peça aos grupos para escolherem a ordem na qual seus membros irão participar (nem todos participarão, a não ser que o board game seja grande, com 30 ou mais quadros, para treinar algum item muito importante ou vocabulário extenso);
3- Chame o primeiro representante de cada grupo (que foi escolhido por eles para participar em primeiro lugar);
4- Peça para os 2 ou 3 alunos jogarem o dado para determinar a ordem em que cada grupo irá jogar. Digamos que há 3 grupos: blue, orange, red. O representante do grupo red tira 4, o do orange tira o 6 e o do blue tira 2. Então isso significa que a ordem de jogo sempre será: 1) grupo orange; 2) grupo red; 3) grupo blue.
5- O primeiro a jogar nesse exemplo será então o representante do grupo orange. Ele joga o dado e tira 3, por exemplo. Então ele (que está com sua fichinha no quadro 'start' junto com os outros 2 representantes de grupo) deve contar 3 quadros partindo do que ele está e responder a pergunta ou dizer a palavra, do quadro. Se acertar, coloca sua ficha nele. Se errar, continua onde está.
6- Quando não é a vez do aluno o grupo pode ajudá-lo nas questões que errou.
7- Segue-se assim até que um dos 3 alunos chegue ao quadro 'finish'. Marque um ponto para o grupo do ganhador.
8- Recomeça-se o jogo com os 3 alunos que cada grupo escolheu para representá-los em segundo lugar. Como já foi definida a ordem dos grupos, os 3 iniciam com as fichas no quadro 'start', o aluno que agora representa o grupo orange joga o dado, responde a pergunta. Se acertar fica no quadro da pergunta que respondeu, se errar continua no quadro onde está. Em seguida joga o aluno representante do grupo red, depois o blue. Aí o aluno do orange joga de novo. Quando um deles chegar ao "finish", dê um ponto para o grupo do aluno vencedor e comece a terceira rodada.

Normalmente para board games de uns 20 quadrados eu faço só 3 jogadas porque as perguntas começam a repetir muito. Não faço apenas uma rodada, senão várias perguntas ficarão sem resposta. Com board games mais extensos (30 quadrados ou bem mais) eu sigo jogando até que todos os alunos tenham participado ou a maioria das perguntas tenha sido respondida.

Como deu para perceber só é necessário um board game, a atenção de todos os alunos fica concentrada no jogo e todos aprendem, mesmo os que não participam do jogo.

Espero que tenha ficado claro, se houver dúvidas é só encaminhar que responderei com prazer.

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