10 de jun. de 2012

Enquetes do blog – que tipo de dinâmicas você procura?

Encerradas as enquetes do blog, e hoje vamos falar aqui da primeira delas, que você pode checar na aba esquerda do blog.

Na enquete foi perguntado se o professor que visita o blog procura dinâmicas dos tipos:

  • Comportamental
  • Motivacional
  • Para reflexão

A segunda categoria – motivacional – ganhou de lavada. Por trás dessa enquete podemos imaginar o que trouxe os professores ao blog. O resultado da enquete mostra que o maior problema deles não é corrigir comportamentos ou induzir à reflexão, mas sim motivá-los para que aprendam.

Com o que temos que competir?

Competimos com videogames, TV, saídas com amigos, redes sociais, vídeos e outras matérias que despertam o interesse de nossos alunos e que os levam a relegar a escola a segundo plano.

Vivemos numa era imediatista na qual o prazer que sentimos no momento é levado em consideração mais que planos para o futuro ou investimentos pessoais em relacionamentos ou preparação profissional.

Apesar de admitir que uma boa parte de meus alunos adolescentes sente-se insegura em relação ao seu futuro profissional (e aí incluímos a subsistência e a manutenção de suas futuras famílias), também é realidade que tudo isso é esquecido quando o adolescente “foge” de todos essas inseguranças que geram ansiedade usando os meios de obter prazer imediato que tem à mão.

Para ele é muito mais prazeroso interagir com seus amigos virtuais através de sua linha do tempo no Facebook do que preocupar-se ou preparar-se para o futuro. O futuro parece tão distante quando comparado com as “vidas” que pode obter em seu jogo favorito!

Para que possamos competir em pé de igualdade precisamos motivar os alunos através de atividades que os farão sentir prazer em executar, resgatando o prazer de aprender. Temos sempre que ressaltar a cada semana ou mês quanto do caminho já foi percorrido, e dar sempre um feedback positivo, mostrando ao aluno quanto ele já aprendeu.

Só fornecendo atividades que façam com que eles pratiquem e aprendam de forma prazerosa conseguiremos captar sua atenção e obter deles um retorno positivo, resultando em aprendizado e – mais que isso – a quase extinta “sede de aprender”.

Como já é sabido pelos leitores assíduos do blog, nossa principal proposta é fornecer atividades que o aluno possa executar com prazer e que despertem seu interesse, bem como dar sugestões e dicas para que o professor possa criá-las.

Esperamos assim estar contribuindo para que num futuro não muito longínquo essa enquete resulte num resultado completamente diferente, para que possamos nos rejubilar pelo fato de que o professor só tenha que se preocupar em encontrar métodos mais eficientes de ensinar, e não de antes de ensinar ter que colocar sua “platéia” no clima.

Zailda Coirano – SOS Idiomas & Digital Goods

Um comentário:

  1. Olá Zailda passei para conhecer seu blog ele é not°10, muito maneiro com excelente conteúdo gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e desejar muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e quer DEUS ilumine seus caminhos e de seus familares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir

Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...