Uma forma de despertar o interesse dos alunos para o que ensinamos é inserí-lo em sua realidade, e se podemos fazer isso ainda mais fácil para ele mesmo essa possibilidade se torna.
Se apresentamos um vídeo para os alunos, podemos pedir que:
- encontrem vídeos na internet que tratem do mesmo assunto ou assuntos parecidos, que tenham a ver com sua realidade.
- preparem vídeos parecidos, adaptando-os à sua realidade, usando celular.
- reescrevam os diálogos usando gírias ou expressões que conhece ou usa normalmente
- desenhe outras roupas, que estejam de acordo com as que ele ou sua turma usam
Se usamos um texto, uma das atividades pode ser:
- escrever um texto semelhante, adaptando os nomes dos personagens e locais, usando seus colegas ou ambientando-o em sua cidade.
- escrevendo texto ou fazendo explanação oral sobre como se desenrolaria a história se ela se passasse em seu bairro ou escola.
- pedir que nomeie cada personagem – de acordo com suas características ou participação no enredo – com pessoas que ele conheça.
Há diversas formas para “trazer o texto ou vídeo para perto do aluno”, e tenho certeza de que você encontrará muitas outras formas, além das sugeridas acima.
Não é necessário preparar uma atividade especialmente para isso, mas se cada vez que você mostrar um vídeo, filme ou texto para seus alunos, você se lembrar de incluir no final uma dessas atividades você verá que o interesse deles crescerá e o aprendizado também.
Leia também:
Encontre:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar, por favor, leia a "Política de Publicação de Comentários" do blog para assegurar-se de que seu comentário será publicado.
Obrigada!